O empreendimento é um verdadeiro ovo de Colombo. Pelo menos é a sensação transmitida pelo jornalista Alberto Luchetti, ex-diretor de núcleo da Rede Globo, quando fala da sua allTV, a primeira televisão interativa via internet, 24 horas no ar, prometida para estrear na terça-feira 30. Ao que parece, sua idéia é tão inovadora quanto lógica. Consiste em se valer das comodidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos, aproveitar a onipresença da internet para fazer televisão
e levar o conceito da comunicação às últimas consequências. A inspiração veio da CityTV canadense, que funciona num prédio em Toronto totalmente voltado para transmissões em UHF – o programa
de tecnodança Electric Circus, que passa na madrugada de sábado
pelo canal pago Multishow, por exemplo, é gravado no andar térreo.
“A diferença principal é que enquanto a CityTV funciona em UHF
minha televisão será livre”, garante Luchetti.

Livre em termos. Os maiores beneficiados serão aqueles que já têm conexões rápidas com a internet, do tipo Speedy ou Virtua. O público restante verá uma imagem que se move em saltos. Mas Luchetti confia na promessa do governo federal de oferecer linhas mais eficientes, pois são nada menos que 23 milhões de internautas navegando no País. O perfil típico deste ser – segundo pesquisa encomendada pelo jornalista – é jovem, tem idade entre 14 e 34 anos e pouco mais da metade é constituída por homens solteiros com segundo grau completo. Pensando neste tipo de público, foram criados os programas Marmitão do velho, culinária de pratos rápidos; Pisando na bola, de defesa do consumidor; Gente que faz merda, no qual figuras públicas serão questionadas pela população; e ZapTV, em que os apresentadores dão um giro pelos canais abertos. Escudado por uma equipe que o acompanha desde a TV Jovem Pan, o Canal 21 e a Rede Globo, onde dirigiu o Domingão do Faustão e o Altas horas, de Serginho Groisman, Luchetti diz que aprendeu a trabalhar com milhões e tostões. “Eu comparo minha programação à de uma rádio FM cuja espinha dorsal é a música”, esclarece.

Na allTV, a espinha dorsal será variedades, informação, entretenimento e serviço ancorados por seis casais de apresentadores, que se revezarão a cada quatro horas, ligando as outras atrações que Luchetti chama de vértebras. O quartel general da empresa funciona no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo, numa casa de 350 metros quadrados onde foram construídos cinco estúdios, e as dependências são equipadas com microcâmeras à base de controle remoto. Entre os apresentadores, os destaques são a estreante Mayella Itiê, 16 anos, Christiano Cochcrane, 30, filho da apresentadora Marília Gabriela, e a exuberante Luciana Cardoso, mulher de Fausto Silva. Para dar movimentação às atrações, não faltarão enquetes, gincanas, chats e entradas ao vivo para o espectador que tiver uma câmera acoplada ao seu computador. A allTV, que entrará no ar pelo endereço www.alltv.com.br, foi viabilizada por um consórcio cujos sócios preferem não aparecer. Eles são proprietários de 49% das ações da empresa. Luchetti ficou com 51% e o controle do veículo. Até o momento, foram aplicados US$ 2 milhões. Mas ele garante que até o final do ano mais US$ 3 milhões sejam injetados no projeto. A sobrevivência, conta o jornalista empresário, é garantida por cotas de publicidade. Seis delas já lhe rendem R$ 250 mil ao mês.