17/04/2002 - 10:00
Luta contra hanseníase
Em breve, um novo personagem fará uma participação rápida na novela O clone. O cantor Ney Matogrosso aparecerá no bar da dona Jura para falar da importância de combater a hanseníase, popularmente conhecida como lepra. A participação do artista será
o começo de uma campanha a ser veiculada na rede Globo sobre a doença. Entre outras coisas, será destacado que a hanseníase tem cura e é de difícil contágio, apesar de ser causada por uma bactéria transmitida pelo ar. “Essa enfermidade só é passada
de pessoa para pessoa, mas para contraí-la é preciso exposição prolongada. Por isso, só é considerada população de risco quem mora
na mesma residência de um doente”, explica o médico Wagner
Nogueira, de São Paulo.
Nocaute na alergia
Foi lançado no Brasil um novo remédio contra rinite alérgica e urticárias que promete ação mais rápida e potente do que os demais. É o Desalex, fabricado pela Schering-Plough. A droga foi um dos destaques do Simpósio Internacional de Imunologia e Alergia realizado na semana passada em São Paulo. Segundo o fabricante, o medicamento também tem efeito antiinflamatório e não interage com alimentos ou álcool. De acordo com o médico Luiz Rizzo, da Universidade de São Paulo, os estudos feitos com o Desalex mostram que ele causa menos sono e permanece mais tempo no corpo, permitindo que se tomem menos doses.
Cereais para o cérebro
Mais um bom motivo para incluir cereais integrais no café da manhã. Uma pesquisa inglesa mostrou que esse tipo de alimento melhora a saúde mental, diminuindo o stress e o cansaço. Além disso, os cereais também contribuem para que o raciocínio fique mais ágil.
Promessa mediterrânea
A L’Occitane está lançando a linha de tratamento facial Immortelle, produzida a partir do óleo extraído da flor que inspirou o nome dos produtos. A immortelle é encontrada na região mediterrânea e, de acordo com a empresa, o óleo dela retirado possui propriedades que ajudam a nutrir e a combater os sinais de envelhecimento da pele. Entre os produtos, há um bálsamo para o contorno dos olhos e um protetor solar.
Suor
Tenho os sintomas de hiperidrose (excesso de suor nas mãos e nos pés).Indicaram-me o Botox como alternativa de tratamento. Ele é pouco agressivo? A acupuntura seria eficaz?
Ana Paula, via e-mail
A toxina botulínica (um dos nomes comerciais é Botox) controla os sintomas da doença. Porém, é paliativo. Doses da substância são injetadas nas regiões a serem tratadas. Ela bloqueia os estímulos nervosos emitidos para as glândulas sudoríparas. Assim, elas param de produzir suor. Mas a aplicação tem de ser repetida entre quatro e seis meses, de acordo com o paciente. Quanto à acupuntura, não existe comprovação científica de sua eficácia.
Ricardo Fenelon, dermatologista de Brasília
Pressão alta
Tenho pressão alta. Há produtos naturais contra o problema?
Antônio Brognoli Neto, Florianópolis (SC)
Há algumas plantas que podem ajudar indiretamente no controle da hipertensão, como a kava-kava, encontrada em casas de produtos naturais. A espécie tem compostos que atuam no sistema nervoso central, provocando ação calmante no organismo. Dessa forma, acaba abaixando a pressão. Isso porque quando a pessoa está nervosa produz substâncias como a adrenalina, que elevam a pressão arterial. Porém, antes de usar qualquer planta medicinal é preciso consultar o médico para que ele cheque se há riscos de os princípios ativos da erva interagirem com outros remédios ou causarem efeito colateral.
João Ernesto de Carvalho, farmacologista da Universidade
Federal de Campinas