Mais liberdade

Acaba de ser lançada a cadeira de rodas Stand-Up, fabricada pela empresa gaúcha Freedom. O aparelho possui um dispositivo que, quando acionado, levanta verticalmente o usuário. Dessa forma, ele tem acesso a caixas eletrônicos e telefones públicos, entre outros locais que o deficiente não consegue alcançar de uma cadeira de rodas normal. “O usuário ganha mais independência”, diz Gino Salvador, um dos diretores da Freedom. O equipamento está disponível na versão manual (R$ 2,6 mil) e motorizada (R$ 6,8 mil) e é o único do tipo produzido no Brasil. Mais informações no site www.freedom.ind.br

Memória afiada

Os mais esquecidos contam com outra opção para ajudar a afiar a memória. A fonoaudióloga Ana Maria Alvarez lançou o livro Deu branco (Ed. Best Seller). Na obra, a especialista explica como as informações são processadas e registradas pelo cérebro e ensina exercícios para deixar essa engrenagem sempre em bom funcionamento.

No prazo certo

Será veiculada a partir deste mês uma campanha para estimular os pais a levarem seus filhos para fazer o teste do pezinho entre o segundo dia do nascimento e três semanas de vida. O exame permite o diagnóstico de males que, se tratados a tempo, podem ter sequelas amenizadas ou até evitadas. Mas é importante que seja feito dentro do prazo.

Diagnóstico de Parkinson

Nos dias 25 e 26 de maio, o Hospital Nove de Julho, em São Paulo, fará gratuitamente o diagnóstico do mal de Parkinson, doença caracterizada por tremores e pela falta de coordenação motora. Os pacientes que tiverem o diagnóstico confirmado receberão orientação e serão encaminhados para tratamento. Os interessados devem agendar as consultas pelo telefone (11) 3147-9890.

Salivação

Minha profissão me obriga a dar palestras. Mas, ao discursar, tenho excesso de salivação e algumas palavras não são pronunciadas. Que soluções existem para o problema? Que profissional pode me ajudar?
Ricardo Siena, administrador de empresas

Este tipo de sintoma está ligado à ansiedade e não tem nada a ver com problemas físicos. Parece ser um quadro de fobia social, gerada pela ansiedade exagerada diante da exposição pública. Entre outros sintomas, também estão a sudorese, boca seca e batimentos cardíacos acelerados. A conduta terapêutica pode se basear em medicações e/ou terapia. Existem remédios que podem ser usados antes da exposição e outros para tratamento continuado. Estes quadros costumam ter boa evolução se tratados por psiquiatra experiente.
Nelio Tombini, psiquiatra responsável pelo Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Porto Alegre

Hímen

Tenho 19 anos e quando fui ao ginecologista ele me disse que meu hímen é complacente. Ou seja, não se rompe. Mas quando tive minha primeira relação sexual houve sangramento. O que ocorreu? Isso é normal?
Clarice (nome fictício a pedido da leitora), por e-mail

O que aconteceu com você é completamente normal. Apesar de um hímen complacente ter mais elasticidade do que os outros tipos e, sendo assim, ser mais difícil de se romper, às vezes o pênis atinge uma região mais sensível da membrana e a rompe, ocasionando sangramento. Mas não há problema algum nisso.
Armindo Dias Teixeira, ginecologista de São Paulo