10/04/2002 - 10:00
Cobras e lagartos
A China celebrou com honras de Estado sua terceira missão espacial. A Shenzhou III, que significa nave divina, pousou num deserto na Mongólia depois de 12 horas e 14 voltas na Terra. Enquanto não fazem seu primeiro vôo tripulado, previsto para 2003, os chineses testam os efeitos da viagem como podem. A Shenzhou III (foto) levou a bordo um boneco coberto de sensores para medir o consumo de oxigênio e a temperatura. Na missão anterior, as cobaias foram um macaco, um cachorro, um coelho e algumas cobras, que deram 108 voltas no planeta.
Sexo ou trabalho?
O sexo está perdendo seu apelo. É o que indica estudo da universidade americana de Penn State. Durante cinco anos, avaliou-se o tipo de consulta que 200 mil pessoas fizeram no endereço de pesquisa Excite. Em 1997, um em cada seis internautas entrava na rede em busca de sexo. Em 2001, o interesse caiu e só uma entre 12 pessoas pensava naquilo. Os demais usuários procuram sites de comércio, emprego, reserva de ingressos e viagens.
Ela é uma verdadeira perdição: cabe no bolso da camisa, filma, bate foto e grava recados. A PenCam Voice Recorder registra 26 fotos em alta resolução, 13 minutos de áudio e sete segundos de vídeo, que podem ser enviados por e-mail. Está à venda pelo site www.superkit.com.br ao preço de R$ 335.
Donos da vida
Uma universidade americana e 11 centros de pesquisa chineses decifraram o código genético do arroz, presente na dieta de um terço da população mundial. A conclusão: um módico grão tem mais genes (45 mil, pelo menos) do que qualquer ser humano, que possui entre 30 mil e 40 mil genes. A empresa americana Syngenta mapeou uma segunda variedade, típica de solo árido, que deve abrir a trilha para a produção de arroz com mais vitamina A. A equipe privada quer fazer fortuna com a venda desse tesouro genético.
Arca de Noé
Ovelha, rato, gato. Parecia o fim, mas faltava o principal. Cientistas franceses, enfim, clonaram os primeiros coelhos, que têm estrutura fisiológica semelhante à dos primatas. A idéia é usar os clones como fonte de remédios no futuro. Já está em teste o leite de coelho misturado com drogas para tratar câncer de rim.
Cidade nua
Em vez de cavar o solo, os arqueólogos usarão imagens do espaço produzidas pelo satélite QuickBird, da empresa DigitalGlobe. A foto da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi (ao lado), mostra as construções atuais para auxiliar geógrafos e planejadores urbanos. Seu truque está em revelar outros segredos, como antigas estradas e ruínas subterrâneas.