03/04/2002 - 10:00
Os benefícios dos nutrientes das frutas estão saindo da mesa para ser incorporados de modo inusitado aos cosméticos. Acrescentada à água,
a polpa de alimentos como mamão, pitanga e maracujá se transforma numa mistura chamada de água-de-fruta.
Esse suco, repleto de propriedades
vitais à pele, vem sendo usado como base na preparação de cremes, loções, xampus e sabonetes. Em São Paulo,
a rede de farmácias de manipulação Drogaderma, por exemplo, lançou produtos do gênero. “É uma tendência. As pessoas buscam opções naturais”, conta Silvana Alves Melo, diretora técnica da farmácia.
Os produtos são coloridos e apresentam o cheiro característico de cada fruta. As formulações têm funções diferentes, como limpar os poros e combater o envelhecimento da pele. A ação depende do tipo de alimento usado. Quem tem pele sensível, por exemplo, pode usar um sabonete feito de maracujá, já que a fruta tem propriedades calmantes e nutritivas. “Pessoas com pele oleosa podem passar produtos feitos com pitanga, que possui compostos responsáveis por retirar o excesso de óleo do rosto”, explica a dermatologista paulista Denise Steiner.
A especialista é uma das que recomendam esses produtos a seus pacientes. Para os médicos, uma das principais vantagens do novo ingrediente é o fato de ele substituir com eficácia os princípios ativos químicos, utilizados normalmente na composição dos produtos. “A linha natural não oferece tanto risco de causar alergias e irritações na pele”, garante Ana Paula Farias Jorge, dermatologista paulistana que também começou a oferecer mais essa nova sugestão a seus pacientes.