Não por acaso uma semana antes da Páscoa, a criançada foi brindada com dois novos filmes de animação – A era do gelo e Jimmy Neutron, o menino gênio (que concorreu ao Oscar na categoria animação, perdendo para Shrek). A comédia comandada por um bicho-preguiça na era glacial e os arranjos de um garoto para salvar os pais de alienígenas disputarão a atenção dos pequenos. Sem contar a reedição do festejado E.T. – o extraterrestre, de Steven Spielberg, que, como em seu lançamento há 20 anos, deve enternecer pais e filhos. O filme, com pequenos retoques, voltou aos cinemas na sexta-feira 29. Depois de ver os personagens na telona, não será fácil desviar das lojas de brinquedos que estarão abarrotadas de produtos inspirados nos filmes.

A Fox Film do Brasil e a Redibra, responsáveis pela distribuição de A era do gelo e o licenciamento de seus produtos, estabeleceram parcerias com 11 empresas para invadir o mercado com roupas, brinquedos, bolsas, mochilas e álbum de figurinhas com os personagens. A fábrica de brinquedos Mattel acirra a curiosidade infantil com figuras de ação, foguetes de fricção, lança-míssil de espuma, robôs com controle remoto e outras invenções do menino-gênio. E a Grow traz o meigo extraterrestre em duas versões: um boneco de vinil com 32 cm que acende a ponta do dedo e mexe pescoço e braços e outro com 19 cm, capa vermelha e a ponta do dedo pintada com tinta fosforescente. Há também quebra-cabeça e jogo de memória.

Nas três produções, coincidentemente, a missão dos heróis é devolver seres perdidos ou sequestrados a suas famílias. A história do extraterrestre que se perde dos seus e acaba escondido no quarto de um garoto de dez anos não mudou. O filme sofreu 140 modificações, mas a maioria é técnica e os antigos fãs devem perceber só algumas, como a inclusão de um divertido banho do E.T. na banheira. O filme A era do gelo narra as peripécias do bicho-preguiça Sid, que se une ao tigre Diego e ao grande Mamute para entregar um bebê humano a sua família. Eles têm de atravessar vastas geleiras embelezadas por efeitos tridimensionais. No meio do caminho, encontram um estabanado roedor que se esforça desesperadamente para enterrar sua noz.

O menino Jimmy Neutron já é um velho conhecido dos fãs do canal de televisão a cabo Nickelodeon (TVA, Net, Sky e DirectTV). Com apenas dez anos, Jimmy sabe tudo de informática e usa as últimas novidades tecnológicas para construir foguetes, carros e robôs, como o cachorro Goddard, seu melhor amigo. No desenho longa-metragem em três dimensões totalmente desenvolvido por computador, ele usa suas mirabolantes invenções para salvar seus pais e os de seus amigos mais o planeta de extraterrestres
gosmentos em formato de ovo.

Com as novidades, a Fox e a Redibra esperam movimentar cerca de R$ 7 milhões e a Mattel, R$ 3 milhões. A Grow estima em R$ 4 milhões o retorno de seus E.T.s. “Temos que ser ágeis para aproveitar o lançamento do filme. A criança vê e quer comprar na hora”, afirma David Diesendruck, diretor da Redibra.