08/03/2006 - 10:00
Qual é o seu sonho? Passar uma semana no hotel mais caro do mundo? Alugar um castelo na Escócia? Fazer um curso de strip-tease? Dirigir um carro de Fórmula 1? Jogar uma pelada no estádio do Pacaembu? Pois ele está mais próximo de ser realizado desde a semana passada, quando foi lançado em São Paulo o Guia de Experiências Immaginare. Trata-se de uma mistura de agência de viagens, loja virtual e promotora de eventos especializada em viabilizar para os clientes a realização de desejos aparentemente impossíveis. Coisas como voar num caça russo, navegar num fabuloso iate da família Onassis por R$ 410 mil e ver de perto um tornado. Duas centenas de “experiências” estão cadastradas no site www.guiadeexperiencias.com.br, à espera do número do seu cartão de crédito.
É possível também dar de presente uma dessas experiências exóticas. Neste caso, compram-se vales em que as aventuras são classificadas por pontos. Para o Dia das Mães, por exemplo, pode-se dar a ela um vale de 200 pontos (R$ 220) que permite uma aula de tango, uma trilha por praias desertas ou um batismo de parapente. O Guia de Experiências também deve se consolidar no ramo corporativo. Em vez de premiar funcionários com dinheiro ou objetos, podem-se oferecer vales-ponto a serem trocados por sua atividade preferida. “Experiências ficam na memória por muito mais tempo do que uma garrafa de vinho. E podem ensinar muito sobre trabalho em equipe ou diferentes culturas”, compara o diretor da Immaginare Edgar Werblowsky, há 22 anos à frente da Freeway, operadora especializada em ecoturismo.
O conceito, inédito no Brasil, nasceu nos Estados Unidos e cresceu na Inglaterra, onde 60 empresas vendem 30 milhões de experiências por ano, segundo Werblowsky. “Foram dois anos de pesquisas para adaptarmos o serviço à realidade brasileira. Oferecemos opções a partir de R$ 33, valor de um passeio a cavalo na região de Itu, no interior paulista”, conta. Não há limite de preço para um sonho. Aliás, a empresa não pára de ampliar o cardápio. Em breve, quer oferecer viagens à Estação Espacial Internacional por aproximadamente R$ 30 milhões.