12/04/2006 - 10:00
Já se ouviu falar em rua ladrilhada com pedrinhas de brilhante. Agora é a vez das rodas de carros cravejadas de diamante. A empresa americana Asanti, fabricante de acessórios automobilísticos, lançou uma linha de rodas com incrustações de rubis, safiras e diamantes industriais. Um exemplo impressionante da série é o item AF 114 Diamond, que coloca sobre o asfalto 800 safiras. Custo do conjunto de quatro rodas: US$ 1 milhão – e aí não se inclui o estepe, claro. Dinheiro suficiente para comprar quatro Ferraris F-430 Spider (US$ 223,8 mil cada uma), mais um novíssimo Porsche Cayman (US$ 60 mil) e encher os tanques de toda essa frota com gasolina de alta octanagem por um ano (US$ 44.776). Resta a pergunta: quem compraria peças tão extravagantes? “Paris Hilton levou dois conjuntos. O rapper 50 Cents já tem um conjunto e está na lista de espera para outro. Junto dele estão outras 23 pessoas”, diz o idealizador das peças, o empresário Thomas Hurley, da Asanti.
Atualmente 63 americanos podem dizer que seus carros são uma verdadeira jóia. Estão flanando pelos pavimentos esburacados de metrópoles movimentadas como Nova York, Miami e Los Angeles com um luxo e ostentação dignos de imperadores. Há também aqueles que preferem ficar montados no dinheiro, ao pé da letra. Existem empresas de rodas especiais que forjam peças contendo notas de US$ 100, aparentes na superfície. “O mercado do luxo nos Estados Unidos experimenta um aumento de consumidores nos últimos dez anos. Principalmente aqueles que faturaram alto na indústria da música hip-hop”, identifica o cientista social Anthony Storato, da Universidade de Nova York, autor de uma tese sobre a ascensão social desses cantores. “Muitos artistas do gênero saíram dos guetos miseráveis dos grandes centros urbanos e, com os milhões que faturam agora, procuram extravagâncias”, acrescenta ele. A materialização deste consumo com alto teor de excentricidade e exibicionismo é a roda de diamante modelo AF 118 Stone, que leva à lama das ruas nada menos do que 63 mil quilates de brilhareco. É muita vontade de ser notado.