Na maior arena de touradas do mundo, a Monumental Plaza de Toros, no coração da Cidade do México, 42 mil pessoas agitam seus lenços freneticamente e gritam o nome de Travis em uníssono. Travis? Seria um toureiro famoso? Ao contrário do que se poderia esperar, não é nada disso, e sim o americano Travis Pastrana, 22 anos, o mais radical entre todos os pilotos que praticam o motocross freestyle – modalidade em que esses malucos e suas motos voadoras saltam a 15 metros de altura fazendo manobras impensáveis para os simples mortais. Realizar disputas em lugares inusitados é a mais recente novidade para incrementar ainda mais as alucinantes competições de esportes radicais, como motocross, mountain bike e base jump (salto de pára-quedas de lugares fixos). Realizado há pouco mais de uma semana, o Red Bull X Fighters teve como sede a Plaza de Toros mexicana. Arenas em Madri e Valência, na Espanha, já foram palcos do evento.

Qual a sensação de voar onde antes só touros e toureiros costumavam roubar a cena? “A grande diferença, que me faz gostar mais de competir aqui, é o público. Nessas arenas, a platéia fica mais perto, delirando junto”, disse a ISTOÉ Travis Pastrana, o “menino prodígio” do motocross e único piloto do mundo a conseguir realizar o double blackflip (duas voltas completas em pleno ar). Mas tanto radicalismo cobrou o seu preço e o favorito Pastrana errou numa manobra mais simples e caiu feio, deixando escapar a vitória certa. Restou ao suíço Mat Rebeaud, 23 anos, a glória de levar o caneco da vitória para casa.

O austríaco Dietrich Mateschitz, louco por esportes, é o homem por trás desse evento. Dono da fábrica de energéticos Red Bull (aquela que dá asas), ele embutiu na empresa o espírito e o marketing do esporte. Há quase dois meses, por exemplo, a Red Bull realizou uma corrida de mountain bike em uma antiga mina de ouro na cidade de Mariana, em Minas Gerais. E, como se não bastasse ser um dos homens mais ricos do mundo, sua empresa também é dona de duas equipes de Fórmula 1. Espírito radical e energia são de fato uma boa combinação.