O vendaval de consumo ligado à Copa do Mundo
da Alemanha chegou ao mundo fashion. Criadores
de moda de todo o País embarcam na euforia típica desses tempos. E lançam opções para os que desejam festejar os gols de Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Robinho com um estilo mais elaborado do que o oferecido pelas marcas esportivas tradicionais. “O verde-amarelo está consagrado na moda européia, avalizado por grifes internacionais, como Prada, Valentino e Dior”, explica a consultora de moda Manu Carvalho. “É interessante que a Copa crie o ambiente para que esse fenômeno seja reproduzido por aqui. Afinal, estamos no Brasil”, acrescenta.

A moda canarinho está presente na nova coleção de Amir Slama, da marca de biquínis Rosa Chá. “Montei a linha pensando numa princesa que surge no Brasil em pleno Mundial e, encantada com o País, se transforma em torcedora fervorosa”, explica. O resultado do sonho são biquínis e vestidos curtos inspirados nas texturas rendadas das lingeries. Em alguns casos, as camisetas de Slama tiveram as cores da bandeira nacional interpretadas com certa licença poética. O verde escurece e o amarelo é trocado pelo dourado. A coleção chega às lojas da grife no dia 15 de abril.

As camisetas também são as estrelas da coleção da Ioio, de Alexandre Iódice. Ele combinou o tema com tons pastel e detalhes em outras cores, o que fará das peças boas opções mesmo depois do apito final na decisão. Por isso, a linha já é um sucesso nas lojas da Clube Chocolate, onde é vendida. Thais Carneiro, da Doc Dog, inspirou-se no Mundial de 70 para criar modelos em estilo vintage. Homenageou ídolos como os brasileiros Pelé, Jairzinho, Tostão e o italiano Giuseppe Meazza com estampas nas roupas. Colcci, Hering, Naguchi, Everlast e Mandi são outras marcas que também confeccionaram agasalhos, regatas e camisetas com referências verde-amarelas.

Os acessórios foram incluídos na onda. O designer Gilson Martins, conhecido por divulgar temas brasileiros no Exterior com suas bolsas, criou uma linha de modelos exclusivos para a Copa 2006, que podem ser comprados no site www.gilsonmartins.com.br . Outra coleção interessante surge da parceria da Penalty com o estilista brasileiro Maxime Peremulter. São bolsas lúdicas que brincam com os gomos das bolas de futebol, confeccionadas com o mesmo laminado usado pela marca esportiva. Entre as sapatilhas, a novidade é uma peça de Paula Ferber com solado de camurça e revestimento de couro, adequada também para ambientes mais formais. Com tanta elegância, um ou outro escorregão na farra da vitória será plenamente perdoado.