28/01/2004 - 10:00
![]()
Limpeza chique
A YSL Beauté – do grupo Yves Saint Laurent – lançou uma linha de limpeza de pele que vai agradar a quem gosta de sofisticação. A Instant Pur é composta por seis produtos – demaquilantes, mousse, loções e esfoliante – enriquecidos com substâncias extraídas da semente da papoula azul, flor rara originária do Himalaia. De acordo com a empresa, a semente é rica em vitaminas e minerais, entre outros ingredientes.
![]()
Boa audição
De acordo com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, a exposição a sons intensos
é uma das causas mais comuns de deficiência auditiva. Mas é possível saber se você está ou
esteve em um ambiente com intensidade sonora que pode prejudicar a sua capacidade de ouvir. A ameaça existe, por exemplo, se há necessidade de gritar para conseguir ser escutado e se depois da exposição a um som intenso ocorrem zumbidos ou sensação de perda de audição.
![]()
Serve para quê?
Muitos brasileiros não conhecem a diferença entre os antiinflamatórios e os analgésicos. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo laboratório Roche com 1,6 mil pessoas. Segundo o estudo, 45% dos entrevistados não sabem dizer por que esses remédios são diferentes. Mas eles têm efeitos diversos. O analgésico alivia qualquer dor, enquanto o antiinflamatório atenua a dor resultante apenas de uma inflamação.
Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)
Fratura causada por stress é consequência de uma sobrecarga de exercícios repetitivos, com a mesma intensidade, no mesmo local, promovendo um desgaste ósseo. O primeiro sinal indicativo é a dor, mas estas lesões demoram para ser diagnosticadas. Aqueles que não têm bom preparo físico e muscular estão mais propensos a esse tipo de lesão, já que não estão preparados para suportar uma solicitação de intensidade continuada sobre as articulações.
![]()
Enfisema
Sou enfisematoso. Acumulo na garganta uma secreção que me causa falta de ar. Quando tomo remédios ou faço inalação, a secreção se desloca e vem imediatamente o alívio. Sofro também de sinusite. Um otorrinolaringologista me examinou e disse que meu problema está no estômago. Um gastroenterologista, que também me examinou, negou. Como resolver o problema?
João Sousa – Teresina (PI)
O enfisema é um problema provocado pelo cigarro. Ele leva à destruição das estruturas pulmonares responsáveis pela aquisição do oxigênio e eliminação do gás carbônico. Seu principal sinal é falta de ar. Até atingir os alvéolos pulmonares, a fumaça do cigarro passa pelos brônquios, provocando bronquite crônica, cujo principal sintoma é a tosse. Com a descrição do leitor, é possível concluir que ele deveria ter também bronquite crônica, doença que causa tosse com secreção. É preciso saber o motivo principal da secreção. É a sinusite que provoca gotejamento pela garganta? É a bronquite consequente do cigarro?
É um possível refluxo de ácido do estômago para o esôfago? Para isso, é necessária uma atenciosa consulta médica e a realização de vários exames. Em geral, logo na primeira consulta já efetuamos uma prova terapêutica, ou seja, um tratamento de teste para a causa que achamos mais provável.
Ciro Kirchenchtejn, pneumologista do serviço de Avaliação Pulmonar do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo