01/03/2006 - 10:00
A American International Toy Fair é
a maior feira do mundo de traquitanas tecnológicas para crianças. Bateu
em Nova York o seu recorde de participantes em fevereiro: 1,5 mil expositores de 30 países. A grande
vedete foi a nova geração da linha de brinquedos chamada Robosapiens, desenvolvida pelo cientista da Nasa Mark Tilden. O sapiens do nome diz tudo: esse robô é um incrível humanóide com 35 centímetros de altura, apurada tecnologia e uma personalidade sedutora para qualquer criança – sobretudo pelo seu jeito engraçado e sua hiperatividade constante. Basta acioná-lo e ele faz mil e uma coisas, desengonçado como se fosse um robô bocó. Mas muito inteligente.
O Robosapiens utiliza o laser de seus
olhos para brincar, treina kung fu e usa
suas garras para levantar latas de cerveja. Dança rap, corre e, quando se irrita (também de brincadeira, é claro), chuta com rebeldia objetos que encontra no caminho. Se algum visitante chega à sua residência, ele tem um dispositivo que o permite dar educadamente as boas-vindas. Ao todo, essa engenhoca guarda 67 movimentos programáveis.
Além disso, ele emite grunhidos, reproduz vídeos na tela de cristal líquido instalada em sua armadura e toca músicas que podem ser baixadas do computador e desfrutadas em alto e bom som. Custa US$ 250. As outras novidades que despertaram interesse na American International Toy Fair foram: o dinossauro interativo que corre valendo-se de suas ágeis patas traseiras e consegue desviar de quaisquer obstáculos captados em seus sensores, o Icat e o Idog, que dançam conforme a música programada, e o Smile Baby Infant Development System, que é capaz de ensinar aos bebês cores e formas geométricas utilizando um moderno sistema interativo em sua programação.