28/01/2004 - 10:00
O primeiro salto de Maurren rumo a Atenas
A atleta brasileira Maurren Maggi deu o seu primeiro salto em direção às Olimpíadas de Atenas. Flagrada no exame antidoping no Troféu Brasil, em junho do ano passado, Maurren está suspensa do atletismo. Na terça-feira 20 ela foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão da Confederação Brasileira de Atletismo. A entidade aceitou a defesa da atleta, que alega que o anabolizante clostebol detectado em sua urina se deveu a uma pomada cicatrizante que utilizou após uma depilação. “Por vaidade, acabei punida”, disse ela. Agora Maurren terá de aguardar o julgamento da Federação Internacional que não é obrigada a endossar a decisão do STJD e poderá manter a suspensão. Isso deixaria a saltadora fora dos Jogos Olímpicos. “Quero recompensar o apoio do povo brasileiro lutando por uma medalha em Atenas”, disse ela.
Ciúme ancião
Ciúme não tem idade. Prova disso é o espanhol Juan Gil. Ele tem 85
anos e conheceu Matilde Agreda, de 82. E onde se conheceram? No asilo onde viviam. “Foi paixão à primeira vista”, disse Juan aos jornais da cidade de Almendralejo. No asilo eles se casaram e decidiram viver no mesmo quarto. O casamento durou cinco dias. Na segunda-feira 19 veio a notícia: Juan matou Matilde com uma faca de cozinha. “Achei que ela me traía”, disse ele à polícia.
Morre Luis Cuenca
O ator espanhol Luis Cuenca morreu na quarta-feira 21 em Madri, aos 82 anos, devido a doenças pulmonares. Com uma carreira de sete décadas, Cuenca subiu num palco pela primeira vez aos sete anos participando de musicais e comédias. Ficou mais conhecido por seu trabalho no cinema. Estrelou filmes como Airbag e La vida buena, o que lhe rendeu em 1977 o prestigioso prêmio Goya de melhor ator. Cuenca era famoso por sua grande ironia e sagacidade.
Os machucados de Hawking
O físico inglês Stephen Hawking, 62 anos, vive numa cadeira de rodas por causa de uma doença degenerativa que se agravou quando ele tinha 21 anos. Autor do livro Uma breve história do tempo, Hawking foi parar nas páginas policiais dos jornais britânicos. A polícia inglesa revelou na segunda-feira 19 que está investigando, a pedido dos filhos do cientista, uma série de ferimentos que começaram a aparecer em seu corpo – sobretudo violentas queimaduras, o que pressupõe que ele esteja sendo deixado sistematicante exposto ao sol. Casado com a sua ex-enfermeira, Hawking tem se recusado a esclarecer a origem dos machucados. Há registros policiais que dão conta de que Hawking levava tapas na cabeça porque deixava cair alimentos e escorrer água pela boca quando se alimentava.
Morreu
o ilustrador americano George Woodbridge que ficou famoso ao publicar desenhos na revista de humor Mad ao longo de 50 anos. Nos EUA, aos 73 anos, de enfisema pulmonar. Na quinta-feira 22.
Preso por porte de maconha o cantor Art Garfunkel, que formou dupla com Paul Simon. A polícia achou a droga em seu bolso durante uma blitz de trânsito quando ele foi obrigado a parar sua limusine. O cantor foi liberado mas será processado. Nos EUA, no domingo 18.
Nu, cansado e vitorioso
O ex-fuzileiro naval britânico Stephen Gough terminou na Escócia na quinta-feira 22 a sua grande aventura. Ele atravessou de ponta
a ponta o Reino Unido numa caminhada
de 1.363 quilômetros. Detalhe: Stephen permaneceu nu durante todo o trajeto para promover o naturismo. A sua jornada durou sete meses – cinco dos quais ele passou na prisão por se recusar a se vestir, mesmo diante dos juízes das cortes às quais teve de comparecer