21/01/2004 - 10:00
Força no dendê
Disposta a inovar, a Natura usou azeite de dendê e extrato de olibano (planta do norte da África) para criar a linha Hidraplant, indicada para cuidar de cabelos crespos. Composto de xampu, condicionador e creme para pentear, o kit promete mais hidratação aos fios.
Chazinho sem higiene
A falta de controle de qualidade e a má conservação causam a contaminação por fungos de muitas ervas medicinais vendidas na cidade de São Paulo. Essa foi a conclusão de uma dissertação de mestrado divulgada este mês pela Universidade Federal de São Paulo. A tese avaliou durante um ano cinco tipos de ervas obtidos em barracas de rua, em uma distribuidora e em farmácias de manipulação. As plantas compradas de ambulantes foram as que mostraram piores condições. “Ferver nem sempre diminui os riscos de certos fungos para a saúde”, alerta Fabiane Nunes, autora do trabalho.
Dor trabalhosa
Um terço das vítimas da enxaqueca nunca teve diagnóstico correto. Sem saber a origem dos sintomas, muitas delas atribuem o mal-estar à tensão, pressão alta ou sinusite, entre outras justificativas, revelou um estudo da Fundação Nacional de Enxaqueca dos Estados Unidos. Por causa dessa confusão, acabam buscando alívio nos consultórios de dentistas, por exemplo, em vez de ir ao neurologista. A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos portadores de enxaqueca não reconhece sintomas clássicos, como dor de cabeça grave por 72 horas, náusea e sensibilidade à luz e sons.
Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)
Treinar em regiões com níveis elevados de poluição atmosférica pode afetar o rendimento. Estudos científicos indicam que isso provoca uma diminuição importante do aproveitamento e da performance. Em geral, a queda na capacidade de sustentar o esforço mais prolongado ocorre acompanhada de problemas respiratórios como tosse, dor ao inspirar e decréscimo da capacidade pulmonar. Uma boa opção é treinar o mais cedo possível, pela manhã, quando a qualidade do ar nas cidades é melhor.
Muito além da mania
Atitudes repetitivas, como conferir diversas vezes portas e janelas antes de sair ou lavar as mãos a todo momento, indicam a presença de uma doença que atinge cerca de quatro milhões de brasileiros. No livro Vencendo o transtorno obsessivo-compulsivo (Artmed Editora), o psiquiatra Aristides Cordioli, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, explica a enfermidade e os tratamentos que dão melhores resultados.
Artrose
Tenho 50 anos e há cinco sofro de artrose no joelho. O médico disse que só me resta colocar uma prótese. Quais as chances de sucesso?
E. M., por e-mail
Para fazer um prognóstico sobre o caso o ideal seria avaliar as
condições do paciente. A indicação de prótese de joelho acontece quando há uma destruição articular irrecuperável e, mesmo após o tratamento clínico adequado, não se consegue restituir a função do joelho e a qualidade de vida do doente. Feita a prótese, os resultados são geralmente ótimos. Poucos pacientes têm problemas quando operados por cirurgião habilitado.
Jamil Natour, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia
Displasia
O médico disse que minha sobrinha de sete anos tem displasia e receitou hormônios. Ela começou a ter pêlos axilares e pubianos.
Será o medicamento?
M.A.S., Bambuí – MG
Displasia significa anormalidade no desenvolvimento. Um dos tipos é o ósteo-cartilaginoso, que leva à baixa estatura. Não vejo relação direta entre essa displasia e o crescimento de pêlos. Pode ser que sejam indício de puberdade, que, antecipada, poderia comprometer ainda mais a estatura final da criança. Por outro lado, pêlos axilares e pubianos que se iniciam aos sete anos não significam uma patologia que tenha que ser tratada, mas há casos. Sugiro procurar outro médico para receber uma segunda opinião, de preferência um endocrinologista.
Teresa Vieira, pediatra-endocrinologista de São Paulo