O dino brasileiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentaram o primeiro fóssil de uma nova espécie de dinossauro que teria habitado a região da Amazônia, há 110 milhões de anos. Os cerca de 100 fragmentos do Amazonsaurus maranhensis foram encontrados em escavações iniciadas em 1991 no Maranhão, às margens do rio Itapecuru. Com prováveis dez metros de comprimento, dois de altura e dez toneladas, o dino brasileiro (representado no desenho à esq.) pertencia à família dos saurópodes e era parente dos diplodocus, que chegavam a até 40 metros de comprimento. O achado, descrito na revista holandesa Cretaceous, teve grande repercussão entre cientistas internacionais.

O espetáculo das orcas

Um grupo de cinco baleias orca, incluindo um filhote que nadava ao lado da sua mãe, atraiu a atenção de banhistas nas praias de São Conrado e do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Segundo especialistas, a presença de orcas no litoral carioca nessa época do ano é comum e não representa perigo. Elas se aproximam da arrebentação em busca de alimentos.

Brincando com fogo

Pesquisadores britânicos criaram um robô capaz de projetar e conduzir por conta própria uma experiência genética. Segundo artigo publicado na revista Nature, não houve diferença entre os resultados obtidos pelo robô e por profissionais. Ele usa o raciocínio de abdução, o mesmo usado pela polícia na hora de cruzar as pistas de um crime com um suspeito. Para os cientistas, não há risco de as máquinas os substituírem. O robô ficaria com as tarefas chatas enquanto os humanos se dedicariam a estudos mais criativos.

Sonhos sob encomenda

A empresa japonesa Takara criou uma máquina que permite a uma
pessoa escolher o seu sonho. Basta olhar para a foto de alguém,
ou de algum lugar, e gravar o roteiro da história na Yumemi Kobo ou “oficina dos sonhos”. Ela reproduz a gravação e emite luzes, músicas e odores quando a pessoa entra no período REM do sono, momento mais propício para sonhar.

Bomba voadora

Os aventureiros milionários Richard Branson e Steve Fosset apresentaram o protótipo de um avião que deverá dar a volta ao mundo em 80 horas sem reabastecimento. O Virgin Atlantic GlobalFlyer (foto), uma mistura de planador e dirigível, custou US$ 2,8 milhões a Branson e deverá ser pilotado por Fossett. O maior risco da empreitada é o avião explodir na decolagem, já que carregará nove toneladas de combustível. Os
testes começarão ainda este mês e a partida está prevista para
abril ou outubro.

Sala de espera

Um novo serviço para aparelhos celulares está fazendo o maior sucesso nos EUA e na Europa. É o ringback, sistema pelo qual o usuário escolhe músicas para serem ouvidas enquanto ele espera a ligação ser atendida. É possível escolher o gênero musical e uma canção diferente para cada número de telefone da agenda. Na Coréia, pelo menos um terço dos aparelhos já usa a nova tecnologia.