19/08/2009 - 10:00
FOTOGRAFIA
Moda em cores fortes
Assistente de Man Ray, o fotógrafo francês Guy Bourdin (1928-1991) foi bastante influenciado pelo surrealismo e levou para o universo da moda e da publicidade a estranheza e a bizarrice que lhes eram características. Cerca de 170 imagens de sua autoria, algumas dos anos 1960, integram a mostra "A Message for You", em cartaz no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, até o dia 31. Fabulo so colorista, Bourdin renovou as páginas da revista "Vogue" francesa, na qual trabalhou por mais de três décadas, com ensaios provocativos, marcados por um erotismo nada convencional. Seu estilo polêmico e inovador sobrevive nas glamourosas produções do fotógrafo americano David LaChapelle e nos filmes do também americano David Lynch, como "Veludo Azul" e "A Estrada Perdida".
DVD
Uma crítica à intolerância
Em "O Visitante", um pacato professor de relações internacionais (Richard Jenkins, à esq.) viaja a Nova York para uma conferência e encontra hospedado em seu apartamento um casal de imigrantes ilegais: a artesã senegalesa Zainab e o percussionista sírio Tarek. O encontro vai transformar sua vida e o desenrolar da trama é uma crítica à intolerância dos EUA à imigração – com o mérito de não resvalar na pieguice nem no lugar-comum.
Publicado em 1978 na Alemanha e só agora lançado no Brasil, o livro "O Imitador de Vozes" (Companhia das Letras) reúne 104 histórias curtas do escritor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989). A maioria trata de morte, suicídio e tragédias naturais. Um exemplo é "Bom Conselho", sobre um bancário que se sente culpado por ter sugerido a um colega passar as férias na Grécia – seu navio naufragou. Como sempre acontece em seus romances, Bernhard narra essas tragédias em tom seco e quase impessoal.
Em "Gigante", Jara (Horacio Camandule, à dir.) – em cartaz a partir do dia 21 – é um segurança de supermercado, em Montevidéu, que se apaixona por uma colega, faxineira, que ele conheceu pelo circuito interno de tevê. Com alguns quilos acima do desejável, ele teme ser rejeitado pela garota – e a deseja a distância. Acaba descobrindo que, como ele, a moça interiorana gosta de heavy metal. Essa história banal é muito bem conduzida pelo diretor argentino Adrián Biniez. No início do ano, o filme ganhou três prêmios no Festival de Berlim, inclusive o de melhor filme assinado por um estreante.
DVD
Fernanda Takai na Estrada do Sol
O guitarrista George Harrison, que morreu de câncer em 2001, sempre foi conhecido como o terceiro mais brilhante beatle – o que nunca chegou a ser um elogio. No entanto, mesmo à sombra da dupla Lennon/ McCartney, ele compôs algumas das grandes músicas do grupo como "Here Comes the Sun", "Why my Guitar Gentle Weeps" e "Something", a segunda canção do quarteto mais regravada até hoje. Esses três clássicos integram o CD "Let it Roll", com versões ao vivo gravadas no lendário Concerto para Bangladesh. Além desses sucessos mais antigos, estão no CD as extraor dinárias canções "Give me Love (Give me Peace on Earth)" e "My Sweet Lord", testemunhas do lado místico do beatle mais e mais religioso.