Direto da terra…

A nova linha de produtos da Avon, batizada de Avon Naturals, apresenta ingredientes como pêssego, ginseng, capim-cidreira, mel e leite. Segundo a empresa, as diferentes combinações garantem efeitos como maciez e nutrição para a pele.
 

…e da livraria!
Uma das novidades nas prateleiras
é o livro Belíssima aos 40, 50, 60, 70… (Ed.Conex), da especialista em medicina estética Carla Sallet. Há
orientações sobre cosméticos, exercícios físicos e até
de cuidados com os dentes.

Antibiótico da perereca

Cientistas da Universidade de Brasília estão pesquisando o potencial de uma substância extraída da pele da perereca Phyllomedusa hypochondrialis no combate à malária e à leishmaniose. Nos estudos feitos até agora em parceria com a Embrapa, o composto mostrou excelente desempenho.

Limite de calorias

Indivíduos que consomem até duas mil calorias por dia, com dieta equilibrada, mantêm o coração mais jovem. É a conclusão de estudo da Universidade de Washington (EUA). Essas pessoas, mesmo mais velhas, apresentam o ritmo de funcionamento de seus corações parecido com o dos jovens.

Fitness para a mente

Trabalho americano mostrou que 15 minutos de exercícios, três vezes por semana, diminuem a chance de desenvolvimento do mal de Alzheimer, doença caracterizada por demência e perda gradual da memória. O benefício vale até para quem já ultrapassou os 65 anos.

Sexo inseguro

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo revelou que homens de baixa renda submetidos à vasectomia tendem a dispensar o uso de camisinha após o procedimento. É um erro. O risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis continua mesmo depois da operação.

Higiene bucal

Gostaria de indagar sobre o uso de pó de juá para a higiene bucal. Sou usuário há 21 anos e, ao consultar odontologistas, constatei que alguns o aprovam e outros dizem que o pó de juá nunca foi pesquisado para a escovação dental.
Ednaldo Meneses –
Aracaju – SE

O pó de juá é empregado em alguns lugares do interior do Brasil como substituto do creme dental. Seu uso é tradicional dentro da medicina popular. Não há, no meu conhecimento, nenhum trabalho científico que condene a sua utilização.
Wilson Roberto Sendyk, professor de periodontia e implantodontia da Universidade de Santo Amaro (SP)

Psoríase

Convivo com a psoríase no couro cabeludo há mais de cinco anos. Qual
o melhor tratamento?
Rozane Rocha –
Paraopeba – MG

A psoríase é uma doença de pele que se apresenta com inflamação e descamação. Ela não tem cura, mas dispomos de muitos remédios que ajudam a controlá-la, além da exposição solar, que é de grande ajuda nestes casos (deve ser feita
antes das 9 h e após as 16 h). Os novos medicamentos para essa alteração de
pele são direcionados para os tipos muito graves, o que parece não ser o seu caso. Procure um dermatologista e recomece o seu tratamento. Tenho certeza de que conseguirá o controle.
Dilci Franco, dermatologista, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia