04/11
Rachel de Queiroz

A primeira-dama da literatura brasileira morreu de infarto 13 dias antes de completar 93 anos. Escreveu 26 livros, entre eles O quinze, As três Marias e Memorial de Maria Moura. Nascida em Fortaleza, ela foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

16/09
Andrea Carta

Conhecido por sua obstinação em relação ao trabalho, era diretor da Carta Editorial e editor-chefe da Vogue brasileira, título trazido ao País por seu pai, Luis Carta. Andrea Carta era um homem de estilo e vinha de uma família de jornalistas consagrados. Morreu aos 44 anos depois de cair do quinto andar do apartamento do amigo Rogério Fasano, em São Paulo.

17/12
José Richa
O ex-governador do Paraná morreu em São Paulo aos 69 anos de fibrose pulmonar. Fluminense de São Fidélis, governou o Paraná de 1983 a 1986, foi prefeito de Londrina, senador e deputado federal. Ex-filiado ao PMDB, foi um dos principais fundadores do PSDB.

15/12
Augusto Franco
Ex-governador de Sergipe entre 1979 e 1982, o político morreu aos 93 anos em Aracaju de falência múltipla dos órgãos. Augusto Franco era pai do ex-senador e também ex-governador de Sergipe Albano Franco e foi um dos fundadores da TV Sergipe.

08/12
Coronel Braga
O coronel-aviador Antonio Arthur Braga, integrante da Esquadrilha da Fumaça durante 17 anos, era uma lenda das acrobaciais aéreas. Durante décadas, encantou milhões de pessoas com seu balé aéreo a bordo de um avião T-6. Braga morreu vítima de câncer aos 71 anos.

28/09
Elia Kazan
Ele foi uma das figuras mais importantes de Hollywood. Nascido na Turquia e naturalizado americano, dirigiu filmes como Um bonde chamado desejo, A luz é para todos e Sindicato de ladrões. Os dois últimos lhe renderam dois Oscars de melhor diretor. Kazan participou da caça aos comunistas nos anos 50. Morreu em Nova York aos 94 anos de causa não revelada.

24/07
Rogério Cardoso
Salgadinho, Rolando Lero e Epitáfio foram apenas alguns dos personagens que ganharam brilho e garantiram boas risadas aos telespectadores com a interpretação de Cardoso. Ele era tido como um dos maiores comediantes brasileiros. Com o sucesso do programa A grande família e de seu personagem Seu Flor, estava no auge da carreira quando morreu aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante no Rio de Janeiro.

30/08
Charles Bronson
Em 1971, o ator com fama de durão recebeu o Globo de Ouro como ator mais popular do mundo. Participou de sucessos como Sete homens e um destino (1960), mas atingiu o auge com Desejo de matar (1974). Antes de atuar, foi mineiro, operário e ajudante de cozinha. Morreu aos 81 anos de pneumonia em Los Angeles.

16/08
Haroldo de Campos
Poeta, tradutor e ensaísta, Haroldo de Campos fundou o concretismo em 1956 junto com o irmão Augusto e o poeta Décio Pignatari, inovando com poemas em formas gráficas ousadas, uma influência da arquitetura. Traduziu desde a Bíblia até Mao Tsé-tung, Homero e James Joyce.
Morreu aos 73 anos em São Paulo de falência múltipla dos órgãos.

06/08
Roberto Marinho

Presidente e criador das Organizações Globo, o maior império de comunicação do Brasil, o empresário morreu aos 98 anos no Rio de Janeiro de edema pulmonar. Tinha um patrimônio de mais de US$ 1,5 bilhão e mais de 100 empresas, além de uma estreita relação com o poder. O sucesso começou com o jornal O Globo. Dono de um vigor invejável, criou a TV Globo em 1965, quando já tinha 60 anos.

29/06
Katharine Hepburn
Seu currículo era invejável: nove indicações ao Oscar e quatro prêmios de melhor atriz. Com seus cabelos castanhos e altas maçãs do rosto, ela conquistou o mundo com filmes como Uma aventura na África. Morreu aos 96 anos de complicações decorrentes do mal de Parkinson em Connecticut, nos EUA.

02/08
Paulinho Nogueira
O mestre do violão morreu aos 72 anos de infarto em São Paulo. Ele começou a tocar o instrumento que o consagrou aos dez anos, mas o sucesso só veio após os 35 anos. Compôs músicas como Menino, desce daí e Menininha. Foi um dos precursores da bossa nova.

31/07
João Ferreira, o Bigode
O zagueiro vive nas más lembranças do futebol brasileiro até hoje.
Era ele o responsável pela marcação de Ghiggia, o autor do gol que
deu o título ao Uruguai na final da Copa de 1950. Bigode jogou ainda no Atlético, Fluminense e Flamengo. Morreu aos 81 anos em Belo Horizonte de doença pulmonar crônica.

28/07
Noite Ilustrada
O sambista mineiro Mário de Souza Marques Filho ganhou o apelido que o consagrou por acaso, num show em que o apresentador esqueceu seu nome e citou o título de uma revista que estava por perto. Já seu sucesso no Rio de Janeiro não foi um acidente. Interpretou com maestria sambas como Volta por cima, de Paulo Vanzolini, e ainda gravou músicas de Noel Rosa e Cartola. Morreu aos 76 anos de câncer, em São Paulo.

28/07
Marcinho VP
O traficante Márcio Amaro de Oliveira ficou conhecido ao viabilizar a gravação do documentário Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles, e do clipe do cantor Michael Jackson no morro Dona Marta. Teve sua história contada no livro Abusado – o dono do morro Dona Marta, de Caco Barcellos. Morreu estrangulado no presídio de Bangu III, no Rio de Janeiro, aos 33 anos.

15/05
Raymundo Faoro

Um dos maiores intelectuais do País, Faoro transformou a OAB, que presidiu de 1977 a 1979, num endereço de resistência ao regime militar. Defendeu a anistia e as eleições diretas e escreveu o livro Os donos do poder, um clássico da sociologia. Morreu aos 78 anos de enfisema pulmonar no Rio de Janeiro.

22/04
Mauro Rasi

A família brasileira, sempre tratada com humor, era seu tema predileto. O dramaturgo usava sua própria família, de Bauru, no interior paulista, como inspiração. Escreveu mais de 20 peças. A montagem de Pérola
foi vista por mais de 300 mil pessoas.
Morreu de câncer no pulmão aos 54 anos,
no Rio de Janeiro.
 

12/06
Gregory Peck

Um dos maiores e mais populares atores americanos morreu aos 87 anos de causas não reveladas enquanto dormia em sua casa em Los Angeles. Astro de 52 filmes, entre eles A princesa e o plebeu (1952), Teu nome é mulher (1957) e Círculo do medo (1962), Peck teve cinco indicações de Oscar de melhor ator, mas só levou a estatueta pelo papel do advogado Atticus Finch de O sol é para todos (1962). Por este filme, foi escolhido o maior herói do cinema de todos os tempos pelo American Film Institute duas semanas antes de sua morte.

05/05
Waly Salomão

O poeta baiano foi um dos pilares do tropicalismo. Além de lançar livros como Me segura que eu vou dar um troço, compôs músicas para Caetano Veloso (Talismã), Lulu Santos (Assaltaram a gramática) e Adriana Calcanhoto (Pista de dança), entre outros. Um de seus maiores sucessos é a canção Vapor barato, lançada por Gal Costa com enorme sucesso. Quando Salomão morreu, aos 59 anos de câncer,ocupava o cargo de secretário nacional do livro no Ministério da Cultura de Gilberto Gil, seu amigo.

02/05
Suzi Parker

Ela foi pioneira das passarelas. Top model mais conhecida dos anos 50, era famosa por seus cabelos vermelhos e seu porte esguio. Era a modelo preferida de Coco Chanel e participou de filmes como Cinderela em Paris, onde atuou ao lado de Fred Astaire e Audrey Hepburn. Morreu aos 69 anos na Califórnia de causas não reveladas.

10/01
José Lewgoy

Foi como vilão que o ator gaúcho se firmou
nas chanchadas da década de 50. Participou
de mais de 100 filmes e gravou mais de 30 novelas e minisséries, na maioria das vezes interpretando ricaços. Lewgoy morreu aos 82 anos no Rio de Janeiro, de parada cardiorrespiratória.

21/04
Nina Simone

A americana Eunice Waymon foi cantora de churrascaria na adolescência. Depois de mudar o nome para Nina Simone, se tornou uma diva do jazz e do blues. Misturando rigor e rebeldia, emprestou sua voz rouca para outras tendências como gospel, clássico e pop. Utilizava seu prestígio na luta contra o racismo. Morreu aos 70 anos, de causas não reveladas, em sua casa em Carry-le-Rouet, na França, onde residia havia dez anos.

30/04
Aureliano Chaves

Mineiro de Três Pontas, Aureliano Chaves foi o último vice-presidente da ditadura militar, no governo de João Batista Figueiredo. Governou o estado de Minas Gerais entre 1975 e 1978 e foi um dos fundadores do PFL, partido pelo qual se lançou candidato à Presidência em 1989 para sofrer uma derrota esmagadora. Chaves morreu aos 74 anos em Belo Horizonte devido a complicações decorrentes da diabete.

04/03
Celly Campello

Seu disco de estréia, ao lado do irmão Tony Campello, saiu quando ela tinha 15 anos e foi um sucesso. Entre 1958 e 1962, Celly virou a rainha do iê-iê-iê e conquistou o País com músicas como Estúpido cupido, Biquíni de bolinha amarelinha e Banho de lua. No auge da carreira, ela largou tudo para se casar com um contador, ter filhos e cuidar da casa. Morreu aos 60 anos em Campinas, vítima de um câncer de mama.

13/01
Marisa Raja Gabaglia

Escritora e jornalista, ela sempre foi uma mulher à frente de seu tempo. Em seu livro Meu amor bandido, narrou o romance que teve com o cirurgião plástico Hosmany Ramos, que foi preso seis meses depois de conhecê-la por tráfico, roubo, contrabando e assassinato. Marisa morreu aos 61 anos de leucemia em São Paulo.