10/12/2003 - 10:00
Natal sem neve
Dois dos maiores especialistas mundiais em clima avisam: não há mais dúvidas, o ser humano é responsável pelo aquecimento da Terra. Nos últimos 25 anos, diminuiu a incidência de neve, comum no Natal dos países do Hemisfério Norte. No que depender dos EUA e da Rússia, dois dos maiores poluidores, Papai Noel não precisará mais de renas para entregar presentes. Na conferência organizada na semana passada para discutir o Protocolo de Kyoto, que institui regras para diminuir os poluentes, a Rússia ameaçou não ratificar o acordo, decisão tomada pelos EUA em 2001. Os cientistas estimam que entre 1990 e 2100, a temperatura vai subir de 1,7o C a 4,9o C, o que provocaria degelo nos pólos e inundação nas áreas costeiras.
O bem-dotado
Um time de cientistas descobriu uma estranha criatura aquática que viveu há 425 milhões de anos, no Reino Unido. Um dos mais antigos fósseis masculinos do mundo, o crustáceo de apenas cinco milímetros é da espécie ostracode. Seu corpo formado de apêndices e protuberâncias sugere que ele vasculhava o chão do oceano atrás de comida e lhe rendeu o nome científico Colymbosathon ecplecticos, que significa “nadador de pênis longo”.
Ser ou não ser
Haja criatividade para escapar dos filtros eletrônicos que bloqueiam
os e-mails indesejados, quem envia spams agora recorre à poesia.
Em vez de mensagens com assuntos prosaicos como aumento de
pênis e propostas de empréstimo, os e-mails incluem poemas do
francês Rimbaud e do beatnik William Burroughs. Os incautos que
abrem e-mails com fotos pornôs são outro alvo fácil. Junto das fotos,
os piratas incluem vírus demoníacos.
Cabeça falante
Um robô de olhos esbugalhados e lábios rechonchudos é a nova recepcionista do King’s College, de Londres. Inkha, abreviatura para montagem de cabeça real neurótica e interativa, dá informações sobre horários e eventos. Construída pelos alunos, ela é acionada por nove motores e um computador portátil, que comanda as câmeras e os sensores que detectam movimentos ao seu redor. Como uma boa inglesa, Inkha tece comentários sobre o tempo e sobre o modelito usado por alguns estudantes.
Cria cuervos
Um dos maiores conquistadores da história, Alexandre, o Grande, morreu aos 33 anos, depois de agonizar e ter febre por duas semanas. As especulações sobre sua morte incluíram envenenamento, assassinato e um sem-número de doenças infecciosas. Um incidente mencionado pelo escritor grego Plutarco pode ajudar a elucidar o enigma. Pelo relato, antes de morrer, o general da Macedônia foi rodeado por uma dúzia de corvos, que se debateram a seu lado e feneceram. O veredicto de uma cientista americana é que Alexandre teria sido vítima do vírus do nilo, que causa encefalite e afeta igualmente humanos, cavalos e aves.