07/12/2005 - 10:00
Morreu Oscar Dias Corrêa,
ex-ministro de Sarney O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Oscar Dias Corrêa morreu na quarta-feira 30, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Corrêa cumpriu quatro mandatos como deputado federal e foi ministro da Justiça do governo de José Sarney. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele acabara de lançar o livro Viagem com Dante. Corrêa morreu de falência múltipla dos órgãos.
Festa do tênis
Aconteceu entre os dias 23 e 27 de novembro na Ilha de Itaparica, no Club Med, o Banco Cruzeiro do Sul Challenge, evento que reuniu esportistas de diversos países. No tênis feminino, duas campeãs de Wimbledon se enfrentaram: a espanhola Conchita Martinez e a tcheca Jana Novotna (foto). Conchita ganhou. No masculino, jogaram o brasileiro Fernando Roese e o americano Tim Wilkison. Vitória do Brasil. E nas duplas mistas, Jana Novotna e Tim Wilkison venceram Conchita e o brasileiro Carlos Alberto Kirmayr.
Filme baiano leva seis prêmios
no Festival de Brasília
O filme Eu me lembro, do cineasta baiano Edgard Navarro, que foi comparado a Amarcord, de Federico Fellini, recebeu seis troféus Candango no 38º Festival de Brasília na quarta-feira 30. Entre eles, o de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e atriz protagonista.
Vale a Lei do Aprendiz
O governo federal regulamentou a Lei do Aprendiz. Empresas médias e grandes têm de contratar jovens entre 14 e 24 anos (Diário Oficial da sexta-feira 2). A pressão de entidades da infância, de esportistas, empresários e artistas (como Raí, Oded Grajew, Seu Jorge e Maria Rita) foi vital: Lula regulamentou a lei aprovada no governo de FHC. Dois milhões de jovens, a cada dois anos, serão inseridos
no mercado de trabalho.
Sete anos de prisão pela morte de idosos
Os dois sócios da Clínica Santa Genoveva no Rio de Janeiro, Mansur José Mansur e Eduardo Quadros Espínola, foram condenados na terça-feira 29 a sete anos e seis meses de prisão. Eles foram responsabilizados por maus-tratos e pela morte de 102 idosos que estavam internados na clínica.
A morte da herdeira da Samsung
Herdeira da família que comanda e controla a megaempresa sul-coreana Samsung, Lee Yoonhyung, 26 anos, enforcou-se com um fio elétrico em seu apartamento em Nova York. A noticia foi revelada na terça-feira 29, desmentindo assim a versão inicial de que Lee morrera num acidente de carro. Ela era a filha caçula do presidente da Samsung, Lee Kun-hee. O seu suicídio causou forte comoção na Coréia do Sul. Lee era famosa devido ao seu site Pretty Yoon-hyung (Bela Yoon-hyung) no qual ela contava as alegrias e as dificuldades de ser integrante de uma das mais poderosas famílias sul-coreanas. Ela sofria de depressão. O seu suicídio coincidiu com o escândalo da prisão de dois executivos da Samsung que teriam beneficiado os filhos do dono da empresa fraudando a compra de ações numa empresa afiliada.
Cláudio Marzo é operado
O ator Cláudio Marzo foi submetido na segunda-feira 28, no Hospital Samaritano
do Rio de Janeiro, a uma cirurgia no cérebro para tratar de uma hidrocefalia
(acúmulo de líquido envolvendo a região do sistema nervoso central).