A loiríssima Claudia Schiffer, uma das modelos mais famosas do mundo, vai abrir mão de seus cabelos dourados. Motivo: ela fará o papel de Branca de Neve num curta-metragem dirigido por seu marido, o diretor britânico Matthew Vaughn. ISTOÉ testou a mudança em computação gráfica (foto)

A estátua que não tinha o dedo duro

Na estátua não era bem o dedo que estava duro. Mas mesmo
assim a estátua acabou dedurando um homem. Eis a história
que aconteceu em Jerusalém e foi publicada pelo jornal Yedioth Aharonot. Um casal passeava calmamente num museu, orgulhoso
de transmitir um pouco de cultura sobre artes plásticas à filhinha
de sete anos. De repente a família postou-se diante da estátua
de um homem nu. A menina apontou na hora para o pênis ereto
da estátua e disparou: “Olha, papai, é como o do nosso vizinho!” Sobre a garotinha choveram perguntas do pai e da mãe e ela
contou que, todas as vezes que ia brincar com o filho pequeno
do vizinho, ele, o vizinho marmanjão, a levava para o quarto, a despia e a submetia a “brincadeiras sexuais”. O pedófilo foi denunciado e o caso está sendo investigado.

CIDADANIA
Cruz carregou a sua cruz. Agora é a vez do Estado

O eletricista desempregado Jurandir Cruz passou a virada do ano na cadeia. Mais exatamente no 38º Distrito Policial de São Paulo. Ele fora a um posto da PM reclamar de um soldado que o havia ofendido. Quando mostrou seu RG, Cruz foi preso sob acusação de homicídio e informado de que seu nome constava como foragido da Justiça. “Eu nem sabia o que significava homicídio, falei que era inocente, mas eles disseram que eu ficaria preso até 3006 para aprender a não delatar policial”, diz Cruz. Ele foi solto na quarta-feira 15 depois de ficar preso durante 18 dias sem dever absolutamente nada para a Justiça. Ele é moreno, baixo e tem os olhos escuros. O verdadeiro foragido é branco, alto e de olhos verdes. Somente o nome é o mesmo. Cruz foi solto depois que a polícia cotejou as impressões digitais dos dois Cruz e percebeu o tamanho do erro cometido. O engano foi comunicado à Corregedoria do Departamento de Inquéritos Policiais. Não há dúvida de que a Corregedoria tomará as providências contra os policiais que o encarceraram, e isso com a mesma rapidez (24 horas?) com que Cruz foi trancafiado sem que esses mesmos policiais (representantes do Estado e pagos com o dinheiro público, inclusive o dinheiro do desempregado Cruz) tivessem cogitado da possibilidade de ele estar falando a verdade quando disse ser inocente (ou será que a Constituição do País não diz que todos são inocentes até que se prove o contrário?). Também não resta dúvida de que o governo do Estado indenizará imediatamente o eletricista desempregado na mesma velocidade com que alguns de seus representantes legais o jogaram numa cela. Homônimos existem e foragidos também, só que esses dificilmente pisam numa delegacia por livre e espontânea vontade. Se pisassem, talvez São Paulo não fosse um dos recordistas em mandados de prisão não cumpridos.

O brilho de marisa
A primeira-dama Marisa Letícia da Silva foi eleita pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, para ser a garota-propaganda das jóias brasileiras nas suas viagens internacionais. Os fabricantes nacionais emprestarão as jóias e ela as usará. 

CRIANÇA
Quando o filho põe o pai em fria

O inglês Shaun O’Sullivan dirigiu durante 200 km com o interior de seu carro repleto de neve. Entrou nessa fria porque seu filho Elliot, dois anos, ficou fazendo birra: ele queria construir um boneco de neve, mas como não havia neve nos arredores de sua casa empacou sentado no chão e tapou com os dedos o nariz. Uma gracinha! “Minhas costas congelaram”, disse o superpai Shaun. “Mas valeu o rosto de felicidade do Elliot.”

 Coitado dos macacos

O cientista belga Emile Frison diz que as bananas desaparecerão da Terra dentro de dez anos. A previsão foi publicada na revista New Scientist. “Fungos e outros tipos de pestes imunes aos novos pesticidas acabarão com as bananas, como já acabaram com alguns tipos de batata”, diz Frison.

FUTEBOL
Gol relâmpago

Três segundos e 17 centésimos do primeiro tempo,
e o atacante Fred, do América de Minas Gerais, marcou o primeiro gol do jogo contra o Vila Nova
de Goiás no domingo 12. A partida foi disputada
pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apesar
do gol relâmpago, o time de Fred perdeu por cinco
a um. O recorde anterior era do atante Vital, do Paysandu, que marcou aos quatro segundos de jogo contra o Santa Rosa pelo Campeonato Paranaense em 1997. O recorde mundial é de dois segundos e 80 centésimos e foi cravado em 1980 pelo atacante uruguaio Ricardo Oliveira.

Estão rindo de quê?

Rir está proibido na seleção chilena de futebol sub-20. Os jogadores que disputavam no Uruguai o Campeonato Sul-Americano foram multados por rir durante um jantar na concentração. O valor da multa não foi revelado. Detalhe: a seleção do Chile foi eliminada na primeira fase, vencendo apenas uma partida em quatro jogos.

AR-15 não é Aedes aegypti

O subsecretário de Saúde do Rio de Janeiro, Mauro Marzochi, disse que a dengue tipo 3 foi introduzida no Rio de Janeiro por Fernandinho Beira-Mar – ele a teria contraído quando estava foragido na Colômbia. Talvez o subsecretário tenha confundido AR-15 com Aedes aegypti. Para a Fundação Oswaldo Cruz, “Beira-Mar pode ser acusado de traficar qualquer coisa, menos vírus”.

Krishna não quer mais elefante

O principal templo Krishna da Índia está querendo restringir as doações de elefantes que são feitas pelos seus fiéis. O templo gasta US$ 417 mil anuais para cuidar de 62 desses animais. Pede que os fiéis doem o valor do elefante em dinheiro: cerca de US$ 10 mil.

MEDICINA
Derrame cerebral? Chame o dr. morcego

Mordida de morcego pode funcionar no tratamento de pessoas que sofram derrame cerebral. Essa é a conclusão de uma equipe de cientistas australianos. O estudo foi publicado na revista Stroke, editada pela Associação Americana do Coração. Os médicos testaram em ratos a desmoteplase, substância achada na saliva dos morcegos. Ela eliminou os coágulos sanguíneos causadores do derrame sem causar danos ao cérebro.

Rali minado

Na última edição, ISTOÉ noticiou que o Rali Paris-Dacar está se dando em areias traiçoeiras que camuflam minas terrestres. Aconteceu: um caminhão de assistência da equipe de motos KTM teve a sua parte traseira explodida por uma mina. Ninguém se feriu