05/12/2001 - 10:00
Itamar Franco voltou a dar mais um nó em FHC. Desta vez, com o anúncio de que aceita o adiamento das prévias do PMDB e que permanece candidato. A jogada está sendo percebida pelo governo só agora, após a encrenca do projeto de flexibilização das leis trabalhistas. Pensou-se que apenas o baixo-clero do PMDB ameaçava votar contra o texto. Somente na terça-feira é que se revelou que o alto-clero governista do partido estava comandando a rebelião. Para derrotar Itamar nas prévias, o presidente do PMDB, Michel Temer, e o líder Geddel Vieira Lima têm que conquistar votos em setores não-tão-governistas-assim do partido, acenando com certa independência do Palácio do Planalto. “Vocês vão se surpreender muito com nossas atitudes daqui para a frente”, contava Temer num restaurante de Brasília, anunciando que votaria contra o governo. E votou. Assim como o fará no projeto de reajuste do Imposto de Renda. Em outras palavras: até ocorrerem as prévias, agora adiadas, os governistas terão de posar de independentes. E FHC contará cada vez menos com o maior partido de sua base enquanto Itamar comemora.
…………………………….………………………………………………… |
Reunião do "Saio"
O governador do Rio, Anthony Garotinho, marcou para terça-feira 4 uma reunião do seu secretariado, quando começa a preparar a transferência da administração para a petista Benedita da Silva. Garotinho decidiu que deixa mesmo o governo em abril. Ou para concorrer à Presidência ou para o Senado. Apesar do lançamento de sua candidatura presidencial, ele disse a amigos que só decidirá mesmo sobre isso em junho.
………………………………………………………………………………. |
O ministro cirista
O ministro do Planejamento, Martus Tavares, anda tão afoito para concorrer a governador ou a senador pelo Ceará que pode acabar desagradando seu chefe, FHC. Martus encontrou-se com o irmão de Ciro Gomes, Cid Gomes. Desmanchou-se em elogios em busca do apoio dos ciristas no Estado. A turma do Palácio do Planalto ficou de orelha em pé.
………………………………………………………………………………. |
“Vou convocar a depor o presidente da BIC’’
Do deputado Fernando Gabeira, querendo descobrir como a cantora mexicana Gloria Trevi engravidou com uma caneta
………………………………………………………………………………. |
Motivo fútil
O Tribunal de Contas da União decidiu que não vai investigar a milionária e complicadíssima obra do Rodoanel de São Paulo, menina dos olhos do tucanato, já apelidada de “Roubanel”. Desculpa do TCU: o pedido de investigação foi feito por apenas um grupo de deputados, quando deveria ter partido de uma comissão da Câmara. E, apesar de contar com muitas verbas federais, a obra também leva, no seu orçamento, dotações estaduais.
………………………………………………………………………………. |
Solange condenada
A advogada Solange Antunes, sócia e amiga do ex-ministro da Defesa Élcio Álvares, foi condenada pela Justiça do Espírito Santo por acúmulo de cargos públicos. A pena dói mesmo é no bolso: Solange vai ter que devolver R$ 80 mil amealhados indevidamente. Para piorar, pode ser multada em até R$ 4 milhões. A denúncia inicial da farra de salários foi feita por ISTOÉ.
………………………………………………………………………………. |
Rápidas
• O senador empresário José de Alencar (PL) está dando corda à idéia de ser vice na chapa do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Mas quer mesmo concorrer a governador de Minas.
• Do senador Pedro Simon (PMDB), apostando que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, filha de José Sarney, está candidatíssima: “Ela já tem até o bigode de candidata.”
• Do novo chefe da Casa Civil, o tucano Arthur Virgílio Netto, a um líder da bancada governista: “Fui eu quem insistiu em votar o projeto de flexibilização das leis trabalhistas.”