19/11/2003 - 10:00
Nova aplicação
O remédio infliximab, usado contra a artrite reumatóide, vem sendo indicado contra a espondilite anquilosante. Assim como a artrite, a doença é crônica. Ela pode afetar as articulações da região do quadril e da coluna, travando o paciente. A droga impede a progressão da enfermidade e alivia sintomas.
|
Liberdade aos gatos
Deixar que o bichano zanze pelo quarto da criança pode ajudar a prevenir a asma. Cientistas de Munique (Alemanha) avaliaram os efeitos da exposição a gatos em 8.216 garotos. A propensão a ter a doença foi 67% menor entre os que compartilham o ambiente com os felinos. A proteção parece ser maior naqueles que têm contato com os animais desde o primeiro ano de vida.
|
Sol sem excessos
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) realiza no sábado 22
mais uma etapa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A entidade oferecerá exames completos de pele, orientará a respeito dos principais cuidados com a exposição solar e ensinará a se prevenir da doença e detectá-la precocemente. Para saber quais os postos de atendimento em sua cidade, ligue 0800 701 1611.
Hidrocele
Há tratamento para hidrocele?
L.M.C.S., por e-mail
Na gestação, os testículos se formam no abdome e durante o crescimento do feto fazem um trajeto de descida até a bolsa escrotal, que se fecha espontaneamente no período neonatal. O não fechamento pode causar o acúmulo de líquido em volta do testículo (hidrocele). Ele é absorvido até o segundo ano de vida. Há casos em que ocorre o acúmulo mesmo com o trajeto já fechado. O problema pode ser tratado por meio de aspiração e injeção de substâncias esclerosantes, que promovem a secagem. A principal complicação da hidrocele é a infecção. Na maioria das vezes, a cirurgia é indicada devido ao grande aumento da bolsa escrotal e desconforto dos pacientes.
Octaviano Borges de Carvalho Neto, urologista do
Hospital 9 de Julho (SP)
Unhas
Apesar de me alimentar bem e ser saudável, minhas unhas quebram com facilidade e são finas. O que posso fazer?
Verônica Miranda, por e-mail
Uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes pode levar ao enfraquecimento das unhas. Elas dependem de nutrientes fornecidos pelos alimentos para crescer e se fortalecer. Mas há outros motivos, como alterações da tireóide ou ressecamento da pele e da cutícula. Nesse caso, o ideal é usar um hidratante à base de uréia, óleos para mãos com silicone ou cremes com vitamina E. O ideal é passá-los nas cutículas diariamente. Se esses cuidados não resolverem o problema, procure um médico para investigar se há alguma alteração na tireóide.
Denise Steiner, dermatologista de São Paulo
![]() |
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br |