Nova aplicação

O remédio infliximab, usado contra a artrite reumatóide, vem sendo indicado contra a espondilite anquilosante. Assim como a artrite, a doença é crônica. Ela pode afetar as articulações da região do quadril e da coluna, travando o paciente. A droga impede a progressão da enfermidade e alivia sintomas.

Porta fechada

Cientistas da Universidade de Tóquio descobriram que uma
molécula chamada EGCG, presente no chá verde, pode bloquear a propagação do HIV (que causa a Aids) pelo organismo. Nos testes
em laboratório, ela se uniu a uma estrutura celular que funciona como porta de entrada para o vírus. Dessa forma, o composto fechou o acesso ao invasor.

Liberdade aos gatos

Deixar que o bichano zanze pelo quarto da criança pode ajudar a prevenir a asma. Cientistas de Munique (Alemanha) avaliaram os efeitos da exposição a gatos em 8.216 garotos. A propensão a ter a doença foi 67% menor entre os que compartilham o ambiente com os felinos. A proteção parece ser maior naqueles que têm contato com os animais desde o primeiro ano de vida.

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

Atualmente, os programas de condicionamento físico para idosos estão enfatizando cada vez mais os exercícios de musculação associados com os exercícios aeróbios. Muitos trabalhos documentam rápida melhora em aptidão física para a vida diária e na composição corporal. Outro aspecto muito valorizado é a grande oportunidade de socialização proporcionada pelas sessões de exercícios com pesos. Isso porque os exercícios, embora individuais, são realizados em grupos.

Sol sem excessos

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) realiza no sábado 22
mais uma etapa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A entidade oferecerá exames completos de pele, orientará a respeito dos principais cuidados com a exposição solar e ensinará a se prevenir da doença e detectá-la precocemente. Para saber quais os postos de atendimento em sua cidade, ligue 0800 701 1611.

Hidrocele

Há tratamento para hidrocele?
L.M.C.S., por e-mail

Na gestação, os testículos se formam no abdome e durante o crescimento do feto fazem um trajeto de descida até a bolsa escrotal, que se fecha espontaneamente no período neonatal. O não fechamento pode causar o acúmulo de líquido em volta do testículo (hidrocele). Ele é absorvido até o segundo ano de vida. Há casos em que ocorre o acúmulo mesmo com o trajeto já fechado. O problema pode ser tratado por meio de aspiração e injeção de substâncias esclerosantes, que promovem a secagem. A principal complicação da hidrocele é a infecção. Na maioria das vezes, a cirurgia é indicada devido ao grande aumento da bolsa escrotal e desconforto dos pacientes.
Octaviano Borges de Carvalho Neto, urologista do
Hospital 9 de Julho (SP)

Unhas

Apesar de me alimentar bem e ser saudável, minhas unhas quebram com facilidade e são finas. O que posso fazer?
Verônica Miranda, por e-mail

Uma dieta pobre em frutas, verduras e legumes pode levar ao enfraquecimento das unhas. Elas dependem de nutrientes fornecidos pelos alimentos para crescer e se fortalecer. Mas há outros motivos, como alterações da tireóide ou ressecamento da pele e da cutícula. Nesse caso, o ideal é usar um hidratante à base de uréia, óleos para mãos com silicone ou cremes com vitamina E. O ideal é passá-los nas cutículas diariamente. Se esses cuidados não resolverem o problema, procure um médico para investigar se há alguma alteração na tireóide.
Denise Steiner, dermatologista de São Paulo
 

Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br