O verão só começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mas grandes empresas de perfumes, como Carolina Herrera, Kenzo, Burberry e Givenchy, entre outras, já preparam seus lançamentos para a estação mais quente do ano. E com novidades: em vez das tradicionais fragrâncias cítricas, costumeiras nessa época, o verão terá aromas de flores, com toques de especiarias, conferindo um ar oriental. Além disso, há também perfumes para cabelos e essências que ajudam a relaxar. “O público está cansado do habitual, como aroma de frutas. Colônias desse tipo que já foram grande sucesso de vendas perderam força”, conta Viviane Soares, gerente de produto da Armani, Ralph Lauren e Cacharel. No lugar delas, entram produtos levinhos, feitos especialmente para o calor. A própria Ralph Lauren aposta suas fichas no Glamourous Shimmer, que tem como garota-propaganda a atriz espanhola Penélope Cruz. Versão mais fraca do Glamourous, um dos campeões de venda da companhia, ele tem essência de rosas e pode ser utilizado também nos cabelos, sem danificar os fios. Além disso, tem partículas douradas que deixam um leve brilho na pele, ideal para eventos noturnos.

As rosas também foram a escolha do novo perfume da Givenchy, Very Irresistible. Com um frasco lindo e delicado, ele é o primeiro floral da empresa. “As brasileiras gostam muito do aroma de flores. Sempre vendeu bem por aqui”, explica Fabrício de Moura, gerente de produto da Celine, Burberry e Ted Lapidus. “Esse vai ser um ótimo verão para as grifes de perfumes, já que todos os lançamentos decidiram adotar essa nuance”, acredita. A Celine traz o Oriental Summer, que mistura o cheiro do jasmim e do girassol com as especiarias pimenta-da-jamaica e pimenta vermelha. Tudo isso para dar um ar místico ao produto. “O Oriente não está na moda só nas passarelas, mas também nas prateleiras das perfumarias”, lembra Fabrício. As fragrâncias orientais e florais não têm um impacto inicial tão forte quanto às cítricas, mas por outro lado têm uma fixação muito maior, ficando no corpo por até quatro horas. É o caso de Tender Touch, da Burberry, e TL pour Elle, da Ted Lapidus. A primeira traz essência de violeta, rosas e frésia. A segunda, de jasmim, rosa e gardênia misturadas com baunilha e pimenta-branca. As duas são suaves, mas com fixação marcante. O Latin Light, da Oscar de La Renta, tem um aroma leve de flores e consistência mais grossa, que permite que possa ser utilizado como óleo para corpo e cabelos.

Fórmulas – Algumas marcas, como Roger & Gallet e Lancôme, se inspiraram no gengibre para criar perfumes energizantes. Seguindo a tendência da estação, criaram duas novidades bem frescas e com toque oriental. A colônia da Roger & Gallet é daquelas que podem ser utilizadas em qualquer hora do dia, de tão leve. Mistura gengibres trazidos do Japão e da Jamaica, com um fundo de almíscar. “Ela é mais suave ainda do que a água de toalete. Para o calor, não há nada mais fresco e que ajuda a relaxar”, explica Glória Rodrigues, gerente de produto da empresa. Com fórmula bastante parecida, o Miracle Summer, da Lancôme, é uma versão renovada do Miracle, fragrância que há cinco anos faz sucesso nas perfumarias. Além de utilizar o gengibre como aroma principal, ele também traz jasmim, almíscar e âmbar. Na área mais sensorial, a Kenzo e a L’Occitane saíram na frente. A empresa japonesa, famosa por suas coleções de alta-costura, lançou uma linha com mais de 15 produtos voltados para o bem-estar da mulher. Entre eles, o destaque fica por conta do stick para zonas sensoriais. Trata-se de um bastão para ser aplicado nas têmporas, nucas e pulsos. Possui uma fragrância leve de gengibre e mentol, que refresca. Já a L’Occitane tem como novidade a água de toalete de verbena, folha bem parecida com a erva-cidreira. Com seu delicioso cheiro de mato, fez enorme sucesso quando foi lançado na Europa, no meio do ano.

Além do aroma, algumas empresas dão atenção redobrada ao frasco do perfume, tornando-o ainda mais atrativo às consumidoras. O 212 H20 da Carolina Herrera, por exemplo, caprichou: vem dentro de uma garrafa de vidro com fecho metalizado. “Temos que nos diversificar para concorrer com os inúmeros lançamentos dessa época. Atingimos dois públicos: aquele que é fiel à marca e quem nunca comprou um Carolina Herrera, mas fica encantado com a embalagem”, explica Claudia Cordeiro, gerente de produto da empresa. O Noa Fleur, da Cacharel, uma exótica combinação de rosas, hibisco e noz-moscada, também é um agrado aos olhos. Seu frasco é arredondado, nos moldes de uma pérola, só que cor-de-rosa. A caixa, em estilo origami, imita as pétalas de uma flor.