É difícil puxar a corda
– Entendeu?
– Entendi.
– É só puxar essa cordinha.
– Entendi.
Sajida Mubarak Atrous al-Rishawi e seu marido, Ali Hussein ali al-Shamari, foram para o Hotel Radisson, um dos principais de Amã, a capital da Jordânia. No saguão do hotel, Sajida foi para um lado, o marido para outro. Havia uma festa de casamento e enquanto caminhava, lentamente, ela repetia em pensamento: “A cordinha… é só puxar a cordinha… a cordinha.” De repente a explosão – e num dos lados do saguão o atentado terrorista estava consumado: o marido, bomba atada na cintura, explodira-se junto com o artefato. O marido-bomba já era! Pessoas gritam e fogem correndo do local, e, entre elas… quem se vê correndo entre elas? Vê-se Sajida, a esposa que havia entendido tudo sobre a tal cordinha mas não pegara direito o espírito da coisa. Paciência. “Meu marido se explodiu. Ele me ensinou a puxar a corda para detonar o cinturão, mas talvez eu tenha feito algo errado, o artefato não explodiu. Todo mundo fugiu, eu saí correndo também”, disse ela à teve da Jordânia na segunda-feira 14, após ser presa e exibindo a bomba intacta na cintura.

Mal-estar
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 70
anos, passou mal na sexta-feira 18 durante a 8ª Convenção Nacional do PSDB em Brasília. Ele
precisou ser atendido fora do palco e se ausentou da cerimônia por meia hora. Voltou depois de tomar refrigerante e verificar a pressão. FHC disse que sentiu-se mal devido ao forte calor. Na convenção, o senador Tasso Jereissati foi eleito o novo presidente do PSDB.

Saddam foi agredido na corte
O ex-ditador do Iraque Saddam Hussein foi agredido, na quarta-feira 16, a socos por dois auxiliares da Corte iraquiana onde ele está sendo julgado. Saddam teria insultado religiosos xiitas durante o seu depoimento. Essa atitude revoltou os funcionários. A notícia foi divulgada pela tevê iraquiana Al-Iraqiya.

Brasil 1 entre os líderes

O barco Brasil 1, com seis brasileiros, entre eles o comandante Torben Grael, liderou por mais de dois dias a primeira das nove regatas oceânicas da Volvo Ocean Race, entre Vigo (Espanha) e a Cidade do Cabo (África do Sul). Mas no final da tarde da quarta-feira 16 foi ultrapassado pelo holandês ABN AMRO 1. Na sexta-feira 18, seis dias após a largada, percorrido um terço das 6.400 milhas náuticas (11,85 mil quilômetros), os holandeses estavam 78 milhas náuticas à frente dos brasileiros. Em terceiro vinha o outro veleiro holandês, ABN AMRO 2. Os competidores deverão chegar à Cidade do Cabo no dia 2 de dezembro. Dois dos sete barcos, o americano Piratas do Caribe e o espanhol Movistar, pararam em Portugal com problemas. Com os pontos da primeira regata local disputada em Sanxenxo (Espanha), o Brasil 1 está em segundo lugar geral, com 3 pontos, atrás do time sueco Ericsson, com 3,5.
 
 
Uma suposta cura da Aids
Se tivesse sido cientificamente comprovada, essa seria a melhor notícia para a humanidade, no campo da saúde, desde a descoberta dos antibióticos que derrotaram infecções e jogaram para cima a expectativa de vida das pessoas. Ocorre, porém, que a notícia revelada na terça-feira 15 de que o britânico Andrew Stimpson curou-se da Aids não teve a menor comprovação. Fica-se então apenas no campo das suposições: ele diz que se curou sem medicamentos e a instituição de saúde pública Chelsea and Westminster Healthcare Trust (Londres) afirma que teve entre os seus pacientes um exame negativo para HIV, isso 14 meses depois de esse paciente obter um resultado positivo. Pouco se falou, no entanto, da hipótese do primeiro exame ter sido um falso positivo. Mais: é inadmissível que Stimpson não tenha atendido aos apelos da comunidade científica para se deixar examinar. Se ele possui anti-corpos naturais contra o HIV, é crime contra a humanidade não contribuir para as pesquisas que tentam extirpar uma doença que hoje infecta 38 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 
U2 vem ao Brasil
A banda irlandesa U2, liderada por Bono Vox, confirmou a sua vinda ao Brasil
para dois shows em 2006. Serão nos dias 20 e 21 de fevereiro no estádio do Morumbi, em São Paulo.
 
 
Troféu Raça Negra
Acontece no domingo 20 em São Paulo a premiação de personalidades que contribuem para a valorização no Brasil dos afrodescendentes e a consolidação de uma pluralidade cultural entre as raças negra e branca (o prêmio é iniciativa da ONG Afrobras, entidade ligada à criação da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares). Entre os premiados: Luiz Inácio Lula da Silva, Domingo Alzugaray (editor e diretor responsável da Editora Três), Ruy Mesquita (diretor-presidente de O Estado de S.Paulo), Octavio Frias de Oliveira (publisher do Grupo Folha), Abram Szajman (presidente da Fecomércio), Nelson Jobim (presidente do Supremo Tribunal Federal), Edson Vidigal (presidente do Superior Tribunal de Justiça). A premiação será as oito e meia da noite na Sala São Paulo.