05/11/2003 - 10:00
Chá verde contra o colesterol ruim
Pesquisa recente da Universidade
Vanderbilt (EUA) mostrou que o chá verde diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), um dos inimigos do coração. Foram avaliados 240 voluntários que tomaram uma pílula com extrato de chá verde. Após 12 semanas, o índice de LDL caiu 16%. A razão seria o fato de a bebida ser rica em catequinas, substâncias que combatem a ação dos radicais livres. Essas moléculas causam danos ao organismo.
|
Um é pouco, dois é demais
Um trabalho apresentado durante congresso de reprodução humana no Reino Unido mostrou que as mulheres que têm gestação múltipla podem sofrer uma série de problemas emocionais. Como elas se desgastam mais para dar conta da prole, sua qualidade de vida fica comprometida. O stress é maior e com isso a saúde e até mesmo o relacionamento com o parceiro saem prejudicados.
|
O custo da obesidade
Levantamento da Força Tarefa Latino-Americana
de Obesidade traz as cifras que o governo brasileiro gasta para enfrentar o problema. O custo anual é de quase R$ 1 bilhão. Esse valor é usado para pagar internações, consultas e remédios para tratar o
excesso de peso e as doenças ligadas a ele.
Ronco
Por roncar muito, passo por situações constrangedoras.
Como resolver o problema?
L.M.,Campinas (SP)
Roncos são ruídos consequentes à vibração de estruturas anatômicas
do nariz, faringe e laringe, resistentes à passagem do ar respirado. Intensos, transformam-se em problema social. E em distúrbio de saúde
se acompanhados de apnéia (cessação da respiração). Vários fatores contribuem para seu incremento, como obesidade, obstruções nasais e ingestão de bebidas alcoólicas antes de dormir. Procure um otorrinolaringologista. O tratamento pode incluir cirurgias ou aparelhos que auxiliam a respiração durante o sono.
Wilson Ayres,
otorrinolaringologista do Hospital São Luiz (SP)
Fios brancos
Arrancar fios de cabelo branco incentiva o crescimento de
outros fios brancos?
André Brasil – Rio de Janeiro (RJ)
Arrancar os fios brancos não incentiva o crescimento de outros fios brancos, nem de novos fios. A transformação da cor é determinada geneticamente e ocorrerá segundo as características de cada um. Em algumas pessoas, os cabelos brancos nascem mais cedo. Certas doenças da pele podem causar alterações, caso do vitiligo – a perda do pigmento da pele em áreas com pêlos e cabelos permite o crescimento dessas estruturas sem a cor original. Arrancar os fios ou tracioná-los frequentemente pode levar à perda definitiva dos cabelos.
Bhertha Tamura,
dermatologista da Universidade de Santo Amaro (SP)
![]() |
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br |