11/05/2018 - 18:00
Alinne Moraes posou sem calcinha, há 15 anos, para o projeto “Livro Sem Vergonha”, do cineasta e fotógrafo Ernesto Baldan. O livro nunca foi publicado. O material virou uma curta exposição itinerante, e saiu de cena. O tema escolhido por Alinne para suas fotos foi o funk. A atriz gostou do resultado, mas as imagens foram para uma gaveta — até a semana passada, quando Alinne resolveu mostrá-las no Instagram. A repercussão foi enorme e, agora, Baldan considera a possibilidade de, enfim, transformar o material em livro. Elza Soares, Carolina Dieckmann e Reynaldo Gianecchini também foram clicados parra o projeto. “A proposta era não ter vergonha do que a gente é, da nossa cultura”, afirma o fotógrafo. “Tenho vontade de fazer mais alguns personagens e incorporar.”

Do clã Veloso

Baiana e com raiz da família Veloso, Illy lança seu primeiro CD, “Voo Longe”. Aos laços: ela é casada com Jorginho Veloso, sobrinho-neto dos irmãos Caetano e Bethânia, e seu CD foi produzido por Moreno Velloso, junto com Kassin. Illy apresenta sua primeira cria fonográfica no festival “Levada”, a partir do dia 24, no Rio, com composições de Arnaldo Antunes, Djavan e Chico César. “Gosto do climão de Bahia que o Rio tem, moro no Leme, me adaptei fácil”, disse. Chamada de nova musa da MPB, ela já cantou ao lado de Caetano e abriu shows de Djavan e Gal Costa.
Moda profana

Alta-costura e catolicismo, o que tem a ver? Tudo, pelo menos no MET Gala, baile anual do Metropolitan Museu of Art, de Nova York, realizado na segunda-feira 7 com a temática “Corpos Celestes: Moda e a Imaginação Católica”. Os famosos não deixaram por menos. A começar pela cantora Rihanna, com uma espécie de chapéu lembrando os usados pelo Papa. Também teve Madonna, toda de preto como uma viúva, fazendo uma performance surpresa com hit antigo, “Like a Prayer”. Outro destaque foi Chadwick Boseman, astro do sucesso “Pantera Negra”, que comemorou seu début na festa com um traje em branco e dourado, também lembrando a vestimenta papal.

“Ler é abrir portas da vida”

Glória Maria vai conversar com Ruth de Souza sobre “O Protagonismo do Negro nas Artes” no Salão Carioca do Livro, que começa dia 17, no Rio. Está feliz: “Ler é abrir as portas da vida! É conhecer a diversidade de sentimentos e emoções. A leitura é o melhor caminho para se tentar entender o que é humano. E para crescer e ser melhor”, declarou à GENTE. Esses são ensinamentos básicos que ela passa para as filhas Laura e Maria, que irão curtir o evento. Sob a batuta de Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini, o ciclo terá, na sequência, Andréa Beltrão, Amir Haddad e Cláudia Ohana.
Miss personalidade

A Miss Brasil Monalysa Alcântara vai passar a coroa dia 26 e já sabe o que fará. Ela será youtuber e falará sobre temas atuais em seu canal — incluindo feminismo. A piauiense não pretende sair de São Paulo, onde quer bombar a carreira de modelo e estudar. “O segredo agora, na reta final, é destacar a personalidade e mostrar onde é possível influenciar positivamente outras mulheres”, afirma. O concurso, que existe desde 1954, passou a se chamar Miss Brasil Be Emotion e vem recuperando força.
O sagrado feminino de Guizé

Mal a novela “O Outro Lado do Paraíso” termina e Sérgio Guizé, o Gael, estreia dois filmes: o primeiro, dia 21, “Mulheres Alteradas”, e o segundo, uma semana depois, “Além do Homem”, que rendeu esta bela foto e é descrito pelo ator, à GENTE, como “o resgate da identidade do Brasil perante o mundo.” Segundo Guizé, “Além” fala “daquilo que o brasileiro tem de melhor, o afeto. E também do resgate do sagrado feminino.” Dirigido por Willy Biondani, o longa foi rodado em cidades do interior de Minas Gerais e em Paris — e Guizé precisou fazer um ano de aulas intensivas de francês para essa parte.
Vozes da Copa

A cantora IZA se uniu à veterana Daniela Mercury para regravar um jingle que fez história na Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil foi tetracampeão. A escolha da dupla faz sentido. Estrela em ascensão, IZA entrará no lugar de Anitta no comando do programa “Música Boa ao Vivo”, do canal Multishow. Daniela, que trouxe sorte para a Seleção 14 anos atrás, agora tem outro motivo para celebrar: no final de abril, ela ganhou a netinha Mel. A baiana não esconde como ela e a mulher, Malu Verçosa, são duas avós babonas. “Olha que coisa mais linda mais cheia de graça… É Mel, minha netinha”, escreveu em seu perfil no Instagram.