Bebês em dobro

A gestação de mais de um bebê exige cuidados especiais. O alerta é feito pelo obstetra Flávio Oliveira, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo. O especialista recomenda a realização de, no mínimo, duas consultas por mês até a 24ª semana e, depois disso, semanalmente. A alimentação também merece cuidado e deve ser particularmente rica em proteínas e pobre em gorduras. E, mesmo carregando mais de um bebê, a mulher deve fazer exercícios, sob orientação médica.

Fila menor
O governo federal acredita que está conseguindo diminuir a fila de espera para tratamento da catarata pelo SUS. A doença caracteriza-se pela opacificação do cristalino, estrutura transparente responsável pela retração do olho na hora de focar algum objeto. O governo paga desde os exames preparatórios até a cirurgia para colocação de lentes que substituem o cristalino. A campanha deste ano já está em vigor. Segundo Juliana Ferraz, do Ministério da Saúde, é possível fazer a operação no mesmo mês da primeira consulta.
Mais informações pelo telefone 0800-61-1997.

Vegetais em pílulas
Chegou ao mercado um suplemento alimentar composto por frutas, legumes, verduras e cereais. É o Juice Plus, fabricado a partir do suco dos alimentos, transformado depois em pó. De acordo com o fabricante, o suplemento não substitui refeições, mas enriquece a dieta. Basta tomar as cápsulas. Uma das versões mistura o suco de sete frutas e outra mescla o suco de legumes, frutas e cereais.
Mais detalhes no telefone (21) 2274-7401.

Linha completa
Uma das tendências de beleza é o uso de produtos conjugados voltados para a manutenção do bem-estar ao longo do dia. Seguindo esse conceito, a Biotherm lançou a linha Aqua Sport.
É composta de seis itens que dão vigor ou relaxamento, de acordo com a necessidade.
Entre eles, há um creme para massagem e um perfume revigorante.

Triglicérides
Tenho taxa de triglicérides alta e colesterol normal. Que tipo de dieta devo seguir?
Maria Santanna, e-mail

O triglicérides é uma molécula de gordura presente no sangue. Porém, em excesso ajuda na formação de placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, o que pode resultar em infarto. Deve-se evitar açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas açucaradas, pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas, tortas, balas, biscoitos, chocolates, refrigerantes e bebidas alcóolicas. Todos eles aumentam a taxa de triglicérides. O adoçante deve ser usado com moderação.
Mirtes Stancanelli, nutricionista, de São Paulo

Sexo
Minha companheira sente dores fortes na hora da penetração. Devemos procurar um ginecologista?
M.L.T., por e-mail

A dor pode ter fundo orgânico, provocada por inflamação no canal vaginal ou infecções, entre outras causas. O problema também pode atingir mulheres que tiveram dificuldades na sua história sexual, como estupro, e, por isso, têm medo de ser penetradas. É possível ainda que uma mulher que sofreu algum problema orgânico que gerava dor nas relações desenvolva o temor, mesmo depois de ter sido tratada. Procure um ginecologista. Se a origem não for orgânica, consulte um terapeuta. Em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana oferece atendimento gratuito. Informações pelo telefone (11) 3661-7968.
Nelson Vitiello, presidente da SBRASH