Tratamento virtual

Um estudo feito por pesquisadores da
Universidade de Quebec, no Canadá, sugere
o uso do videogame para ajudar no tratamento
de fobias. Os cientistas criaram um jogo com situações que precisavam ser superadas por pessoas com pavor de aranha. Elas navegavam numa teia até conseguir percorrer todo o
caminho e vencer seu medo.

Pele sempre lisa

A Biotherm acaba de lançar o produto Age Fitness Nuit. De acordo com a empresa, ele ajuda a manter a elasticidade da pele, enfraquecida com o tempo. O creme, feito a partir da folha de oliveira, é rico em substâncias que auxiliariam na síntese do colágeno, tecido que dá sustentação à pele.
 

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

A ioga é uma boa complementação do treinamento por oferecer o que às vezes a educação física não consegue, como a correção postural e o equilíbrio emocional. Procure um professor da técnica para lhe auxiliar a harmonizar as emoções. Você ganhará flexibilidade, vai melhorar sua respiração e, provavelmente, seu desempenho.

Pílula para adolescente

Chegou ao mercado o Adoless, um anticoncepcional dirigido a adolescentes. O produto tem diferenciais para que as jovens não se esqueçam de tomar as pílulas. A cartela vem com 24 comprimidos brancos mais quatro, amarelos e inócuos. Assim, elas não param de usar o remédio por um período e evitam-se confusões sobre o dia de recomeçar a nova cartela.

Gastrite

É possível controlar a gastrite com uma boa alimentação?
Hobédya Oliveira, Amazonas

Gastrite é a inflamação da camada que reveste o estômago, causando dor ou queimação. Ela pode ser causada por diferentes fatores. Os
mais comuns são: medicamentos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e a bactéria Helicobacter pylori. O tratamento depende
da causa. Geralmente utilizam-se remédios que diminuem a produção
de ácido no estômago. Uma boa alimentação não é tratamento, mas ajuda. Devem-se comer pequenas porções em intervalos menores e evitar alimentos que estimulam a produção de ácido (pimenta, café, refrigerantes com cola e bebida alcoólica).
Cristine Lengler,
gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz (SP)

Ortopedia

Tenho uma perna um centímetro menor do que a outra. Foi diagnosticado um problema de coluna por causa dessa diferença.
Existe tratamento ou cirurgia de correção?

Ricardo Santos Oliveira – Natal

A diferença entre os membros inferiores pode resultar em escoliose da coluna vertebral, afetando a estabilidade mecânica dessa região e causando sobrecargas das articulações. Esses problemas são mais significativos quando o encurtamento é maior do que dois centímetros. Como seu caso é de um centímetro, deve-se pensar em outras causas para seu problema da coluna. É preciso investigar. Se o problema for o encurtamento, o tratamento é o alongamento do membro. O mais eficaz é o método de Ilizarov, com bons resultados.
José Francisco Nogueira, ortopedista, Hospital
Nove de Julho (SP)

Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br