Sob o sol

A Austrália foi palco do sétimo desafio solar mundial, na semana passada. Os trinta concorrentes percorreram três mil quilômetros, rasgando o país de ponta a ponta a bordo de carros movidos a energia solar. A partida foi em Darwin, e 30 horas e 54 minutos depois a equipe holandesa foi a primeira a cruzar a linha de chegada, em Adelaide. O bicampeão Nuna II (foto) alcançou velocidade média de 97 quilômetros por hora e foi construído com os mesmos painéis solares que a Agência Espacial Européia usa nas missões espaciais.

Ameaça

Os Estados Unidos estudam mudar as leis de proteção a espécies ameaçadas de extinção. O objetivo é permitir que caçadores, circos e comerciantes matem, capturem ou importem esses animais. Estariam incluídas espécies de crocodilos do México e da Guatemala, elefantes da Índia e da Ásia e araras da Amazônia (foto). A importação de marfim africano também pode ser liberada. O argumento é que o comércio desses animais geraria lucro, que seria investido em políticas de conservação. As espécies americanas ameaçadas continuariam protegidas por lei.

Negócio da China

O Ministério da Ciência e Tecnologia comemorou os novos focos
de cooperação tecnológica com a China. Em 2007, espera-se que
o satélite de sensoreamento remoto projetado pelos dois países seja lançado da base de Alcântara, e não do território chinês, como aconteceu na terça-feira 21. A China também aceitou a proposta brasileira de ceder de graça os dados do satélite à Argentina e aos países da África que falam português. As imagens devem auxiliar no trabalho de proteção das fronteiras, na prospecção de minérios e
na previsão de acidentes naturais, como secas, enchentes, além
de flagrar o rastro do desmatamento.

Janela para o mundo

Imagine parar em frente a uma engenhoca no meio da cidade e poder conversar com pessoas a milhares de quilômetros de distância. Parece coisa do futuro, mas é o que está para acontecer no ano que vem em Londres, Inglaterra. Tholos, batizado em homenagem a um tipo circular de templo grego, consiste numa tela de três metros de altura e sete de largura. O Tholos londrino (foto) estará conectado a um idêntico em Viena, Áustria. Através dele, as pessoas das duas cidades poderão se ver e conversar. Até 2008, 16 cidades européias devem estar conectadas.

Novo Office

A Microsoft anunciou na semana passada o lançamento do Office 2003, pacote de aplicativos que inclui editor de textos, planilhas de cálculos, banco de dados e programa para e-mail. As maiores inovações ficaram reservadas às empresas. Para o usuário doméstico que tem o Office XP, as mudanças mais significativas estão no programa de correio eletrônico Outlook, que agora tem filtro para impedir a chegada de mensagens indesejadas, o spam. O preço do pacote varia entre R$ 780 e R$ 1.600.