Dança
Martha Graham Dance Company (Rio de Janeiro, Theatro Municipal, dia 5; São Paulo, Theatro Municipal, dias 8 e 10; Brasília, Teatro Nacional, dia 11; Salvador, Teatro Castro Alves, dia 13; Belo Horizonte, Palácio das Artes, dia 16) – A mais antiga companhia de dança contemporânea – foi criada em 1926 – apresenta em dois programas praticamente um resumo de sua revolucionária trajetória. Entre as sete coreografias escolhidas, quatro são solos: Serenata mourisca (1916), Lamentation (1930), Satyric festival song (1932) e Deep song (1937), o último sobre a Guerra Civil Espanhola, quando as preocupações de Martha Graham (1894-1991) se dirigiam para o contexto político-social. Na seleção aparecem ainda Chronicles – sketches (1936), Diversion of angels (1948) e Acts of light (1981), peças representativas do estilo vigoroso e influente da companhia americana. Não perca. (Ivan Claudio)

Livros
Uma ameaça de morte (Rocco Jovens Leitores, 54 págs., R$ 28), de Fernando Sabino – A divertida história de suspense foi escrita quando Sabino tinha 14 anos e foi a vencedora do concurso de contos da então famosa Revista Carioca. A idéia central do conto – um ameaçador bilhete que transtorna a vida de um novo-rico – foi reaproveitada, mais de 40 anos depois, em O menino e o espelho. O autor faleceu no ano passado, aos 81 anos, e este é o último livro que deixou autorizado para publicação. Seguindo sua exigência, a edição reproduz a reportagem, de 1938, na qual a revista publica o conto e explica o prêmio: “O autor é quase um guri. O prêmio é conferido menos pelo teor literário que à singularidade da invenção.” Para regozijo de Sabino, o “guri” supostamente sem futuro virou um dos grandes escritores brasileiros – e o crítico quebrou a cara. Leia sem parar. (Eliane Lobato)

Cinema
Psicose – Edição Especial (Universal) – Numa entrevista de 30 minutos, um dos vários extras deste relançamento comemorativo embalado em dois DVDs, Alfred Hitchcock explica com humor perverso o que classifica de filme de “pia para pia”. O marido chega do trabalho, encontra a mulher diante da pia da cozinha e a leva para o cinema para se entreter. Só que, na primeira cena, o que ela vê? Uma mulher na pia da cozinha. Em Psicose, suspense que merece ser visto de tempos em tempos, não acontece nenhuma cena do tipo, mas uma seqüência de banho de tirar o fôlego, devidamente destrinchada na programação especial. Tem também aquela cena da escada, quando o policial é surpreendido com facadas no rosto. E também a trilha de Bernard Hermann. Precisa mais? (Ivan Claudio)