22/10/2003 - 10:00
Ciclo consertado
Um estudo feito com 16 mulheres nos Estados Unidos indica que sessões de terapia ajudam a combater a amenorréia (ausência de menstruação). O stress e as carências nutricionais estão entre as várias causas do problema. As voluntárias tinham tendências a ser perfeccionistas e grande necessidade de aprovação social. Das oito que fizeram terapia para encorajar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, seis conseguiram normalizar o ciclo fértil. Com a mesma finalidade, um pesquisador da Universidade de Viena está experimentando os efeitos da hipnose.
Ajuda para crescer bem
Entender por que algumas crianças não gostam de verduras e legumes é um dilema de muitos pais. De acordo com o guia de nutrição Crescendo com saúde 2, lançado este mês pela C2 Editora, uma das explicações pode ser a maneira como esses alimentos foram introduzidos no primeiro ano de vida. Se foram peneirados, por exemplo, a criança não se habituou ao seu sabor e consistência. A obra traz muitas outras dicas e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria.
|
Sorriso brilhante
Quem não quer ter dentes branquinhos? Porém, antes de se submeter ao clareamento dentário, é bom saber se valerá a pena. “O tratamento pode ter ótimo efeito em dentes manchados por corantes, antibióticos, cigarros e café. Mas há chance de não ser tão satisfatório nos dentes restaurados com resina ou porcelana”, diz Luiz Novaes, da Associação Brasileira de Odontologia. Além disso, o clareamento é contra-indicado para grávidas e quando houver histórico de lesões nas gengivas e mucosas.
Terceira idade
Tenho 73 anos e boa saúde. Porém, depois da aposentadoria, comecei a adormecer até durante uma conversa.
Daniel Tavares – Santos (SP)
A aposentadoria, embora merecida, causa sentimentos diversos.
Nos primeiros tempos é desfrutada na plenitude, mas após um período variável pode proporcionar falta de motivação, sensação de ociosidade
e levar ao isolamento social. A sonolência pode estar relacionada a
esses aspectos. Por isso, sempre recomendo que se evite parar totalmente. Deve-se manter alguma atividade que permita aprender
algo diferente ou partilhar a experiência adquirida. No entanto, sua queixa também pode ter outras causas. É importante que você procure um médico para verificar se o organismo está funcionando dentro dos limites normais para a idade.
Paulo Renato Canineu, professor de gerontologia
da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
Joelho
Periodicamente meu joelho é acometido de um inchaço, semelhante a um derrame. O que provoca isso? Como evitar e qual o tratamento?
Guilherme Lima, Salvador
O derrame (inchaço) pode ter origem inflamatória (reumática),
traumática ou infecciosa. A diferenciação da causa é feita pelos
sinais clínicos, como a presença de febre, por exemplo. O diagnóstico
é feito por meio de exame clínico da articulação, podendo ser complementado com ressonância nuclear magnética. O tratamento
do derrame é sempre cirúrgico. Tratada a causa principal, eliminamos
o derrame, que é secundário.
Joaquim Grava – ortopedista, do Hospital e Maternidade
São Luiz (SP)
![]() |
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br |