15/10/2003 - 10:00
Antes do útero
O embriologista russo Dmitri Dozortsev, diretor científico da Clínica e Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih, de São Paulo, está desenvolvendo um método para analisar o conteúdo genético de espermatozóides e óvulos antes que eles sejam usados no processo de fertilização in vitro. O trabalho está em estágio inicial. Mas, se der certo, a técnica poderá ajudar na seleção de gametas que dêem origem a bebês saudáveis.
Anatomia do ciúme
Já está nas livrarias a versão revista e ampliada de Ciúme – o medo da perda (Ed. Claridade), do psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, de São Paulo. O autor afirma que é possível transformar o sentimento num estímulo para enriquecer a relação. Há um teste para o leitor descobrir seu grau de ciúme.
|
Dois em um
![]() |
A Avon lançou mais um item da linha Renew, de produtos antiidade. É o creme facial Renew Luminosity com fator de proteção solar 15. De acordo com o fabricante, além de suavizar linhas de expressão, ele ajuda a clarear a pele, uniformizando o tom da cútis.
Nutrientes
Quando tomamos sucos de frutas e sopa de legumes
estamos aproveitando os nutrientes da mesma forma
como se comêssemos os alimentos?
Marina, por e-mail
Quando frutas ou hortaliças são cozidas, espremidas, batidas no liquidificador, corremos o risco de perder nutrientes. Mas existem formas de diminuir a perda dos nutrientes. Por exemplo, não cozinhando os legumes mais tempo do que o necessário (o calor destrói vitaminas), usando pouca água para o cozimento e reutilizando-a nas sopas. No caso dos sucos, é importante bebê-lo logo após o preparo, pois as vitaminas, principalmente a vitamina C, se perdem com o tempo.
Viviane Polacow, nutricionista, da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo
Dependência
Tenho 29 anos, fumo maconha desde os 14. Hoje me sinto presa
e improdutiva. Será que eu ainda tenho chances de recuperar capacidades cognitivas?
F.G., por e-mail
É comum nos usuários de drogas essa dificuldade de raciocínio, falta de memória e até depressão, já que as drogas provocam alterações nos neurônios. Mas existe tratamento para isso. Eles ajudam a largar a droga e na recuperação desses problemas. Você está numa fase em que resolveu buscar ajuda. E, acredite, sempre dá para melhorar. Buscar auxílio é fundamental para isso, porque muitas vezes sozinho não se consegue nada, mas motivação e vontade de ser ajudado são o começo.
Danilo Baltieri, psiquiatra do setor de Assistência a Usuários de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas de São Paulo
![]() |
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br |