01/10/2003 - 10:00
O poder do tai chi
Um estudo da Universidade de Los Angeles mostrou que a prática do tai chi chuan – ginástica oriental de movimentos lentos e concentrados – aumenta a imunidade. O trabalho foi realizado com 36 pessoas. Aquelas que participaram de sessões de tai chi apresentaram melhor capacidade de defesa contra agentes infecciosos do que as outras.
Informações sobre a surdez
Já está nas livrarias a obra Cidadania, surdez e linguagem, desafios e realidades. O trabalho, da Plexus Editora, foi organizado por integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. Os autores explicam o caminho para a identificação e diagnóstico do problema, descrevem como a deficiência influencia a vida familiar e escolar e apontam estratégias para a inclusão social do deficiente.
|
Natureza em barra
Para ampliar sua linha de produtos Ekos – feitos com plantas das florestas brasileiras –, a Natura lançou sabonetes com massa de origem 100% vegetal. Os produtos são produzidos com óleo da palmeira e extratos de pitanga, guaraná e manteiga de murumuru. A nova linha foi batizada de Puro Vegetal.
Mães, cuidado com o ginseng!
Mulheres habituadas a consumir ginseng devem evitar o uso da erva se estiverem grávidas. O aviso é de pesquisadores chineses. De acordo com eles, há evidências de que um composto da planta pode causar anomalias fetais. A constatação é resultado de um estudo feito em animais.
Câncer
Fiz uma cirurgia para tirar um tumor de pele. E tenho um nódulo benigno no seio. Como estou com uns quilinhos a mais, decidi fazer drenagem linfática. A esteticista e outras pessoas me disseram que quem tem ou teve qualquer tipo de câncer não pode fazer esse tratamento estético. É verdade?
Luciana Rech, por e-mail
Não. Há contra-indicação para quem teve câncer de mama e passou por cirurgia para retirada de gânglios na axila. Não existe restrição para quem teve câncer de pele. Quanto ao nódulo no seio, já que é benigno, não há problemas. Mas é bom fazer acompanhamento médico.
André Murad, coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Olheiras
Tenho olheiras constantes. Quais são as possíveis causas e o que fazer para evitá-las?
Malu Rigri, por e-mail
As olheiras ocorrem em razão do aumento de melanina (pigmento que dá cor à pele) na epiderme das pálpebras. Também decorrem de alterações vasculares e intensa exposição ao sol. Neste caso, o tratamento mais indicado é o uso de substâncias clareadoras, como a hidroquinona e o ácido kógico. Quando as olheiras são provocadas pela má drenagem dos vasos sanguíneos, pode-se recorrer à vitamina K, usada de forma tópica. Em alguns casos, utiliza-se também o laser. É muito importante que, antes de realizar qualquer um destes tratamentos, o paciente consulte um dermatologista de sua confiança.
Ricardo Fenelon, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética
![]() |
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br |