26/10/2005 - 10:00
Numa trama sem mordomos, sobrou para a figurante. Em meio aos últimos capítulos da novela América a Rede Globo tenta colocar um ponto final em um problema constrangedor que tem como cenário o Projac, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro – onde são rodadas as novelas da emissora. Depois de ser comunicada por atrizes de furtos de objetos e dinheiro guardados em armários, a direção da Globo decidiu afastar do folhetim Lucy Mafra, que interpretava a personagem Claudete. Atriz pouco conhecida, com 29 de seus 50 anos fazendo pontas em novelas, Lucy diz que nos corredores da Globo tornou-se a principal suspeita dos crimes, que ela nega. Dizendo-se vítima de um “engano”, está decidida a processar a emissora por danos à sua imagem.
Lucy conta que foi denunciada por uma camareira, que a viu mexendo no próprio armário, vizinho ao da atriz Christiane Torloni, uma das que tiveram dinheiro furtado (cerca de R$ 300) e que, infeliz coincidência, interpreta a cleptomaníaca Haydée em América. No início da novela, em entrevista a ISTOÉ, Christiane mostrou dominar a gravidade do problema enfrentado por sua personagem. “A cleptomania é a ponta de um iceberg, com um quadro clínico muito mais amplo por trás”, disse. Para Lucy, no entanto “alguém deve estar fazendo uma brincadeira com a Cris por causa de seu papel”. Outras duas atrizes, Solange Couto e Jandira Martini, também teriam sido furtadas. Ninguém no elenco, entretanto, formaliza qualquer denúncia. A direção da emissora garante que também não está acusando Lucy nem punindo.
A atriz, por sua vez, conta que na última semana foi comunicada pelo diretor-geral da novela, Marcos Schechtman, de seu imediato afastamento. “Ele disse que gostava de mim, mas que ele e a Glória (Perez, autora da novela) acharam melhor me tirar de cena para evitar desgastes”, conta ela, excluída dos capítulos 187, 188 e 190 da novela, cujos roteiros já havia recebido. “Estou queimada no mercado”, lamenta. A Globo afirma que Lucy continuará recebendo pela sua participação na novela, que termina em duas semanas, e que, se a atriz não aparecer mais no vídeo, terá sido “por questões dramatúrgicas”. No folhetim, os espectadores podem não dar pela falta de Claudete, mas a novela da vida real promete novos capítulos.