Sofrimento excessivo
Uma pesquisa da Universidade Newcastle (EUA) mostrou que os homens se abalam muito mais com a perda de posições na profissão do que as mulheres. Eles ficam mais propensos à depressão do que as companheiras que passam pela mesma experiência.

Nem sempre o salto baixo é melhor
É o que dizem especialistas ingleses. Segundo eles, quem costuma usar somente sandálias rasteiras, de tiras, pode sofrer com dores nos calcanhares e ainda corre o risco de se acidentar se estiver dirigindo com um desses modelos. O calçado pode sair do pé, dificultando o controle do carro.

Vacina poderosa
O laboratório Merck anunciou na semana passada que a vacina contra o HPV (causador de câncer do colo de útero) que está desenvolvendo apresentou eficácia de 100%. Os testes estão em fase final e envolvem cerca de 12 mil mulheres de 13 países, inclusive do Brasil.

Tem bruxismo ou não tem?
O dentista Mário Kruczan (foto), do Rio de Janeiro, está usando em seus pacientes com suspeita de bruxismo (ranger de dentes noturno) um aparelho que confirma a existência da doença e mede sua intensidade. Trata-se de um chip que é colocado junto ao maxilar enquanto o paciente dorme. No dia seguinte, ele informa o grau do problema, ajudando o especialista a definir melhor o tratamento.
 
 
O remédio do sapo
Substâncias usadas pelos anfíbios para se defender de vírus e bactérias mostraram-se eficientes para destruir o HIV, responsável pela Aids. A experiência foi feita em cultura de células por pesquisadores americanos e está relatada na edição deste mês do Journal of Virology.
 
 
Eritema
Há cinco anos sofro com manchas vermelhas no corpo, eritemas nodosos, dores nas articulações. Quero ficar curada.
Altelina Medeiros – Campina Grande (PB)

Inicialmente, gostaria de esclarecer que “manchas vermelhas no corpo”, como relata a leitora, não são diagnóstico de eritema nodoso. O eritema nodoso é uma síndrome causada por uma reação do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Em sua representação dermatológica, normalmente notamos o aparecimento de nódulos vermelhos, mais comumente em membros inferiores e de forma simétrica, que podem ou não se agrupar e formar placas. Entre outros sintomas comuns estão febre, dores nas articulações, mais comum no joelho, e distúrbios gástricos. Alguns fatores podem ser desencadeadores. Por exemplo, alimentos, doenças ou medicamentos.
O diagnóstico requer histórico clínico detalhado e exame físico, além de exames complementares, que podem apresentar alterações inflamatórias inespecíficas. A biópsia do nódulo pode ser bastante útil no diagnóstico. O tratamento pode ser feito com algumas substâncias, em sua maioria aquelas que inibem a resposta inflamatória. Recomendo uma reavaliação de sua história para melhor esclarecimento do fator causal e nova estratégia terapêutica.

Roberto Nahon, coordenador de medicina desportiva da Clínica Habilitarem (RJ)