Pense positivo e alivie a dor
Este é o conselho de cientistas da Universidade Wake Forest (EUA) depois de terem finalizado um estudo com dez voluntários submetidos a estímulos dolorosos. Quando eles esperavam sentir menos dor, relatavam de fato menor desconforto.

Eles também gostam
A OX Cosméticos acaba de lançar uma linha completa de artigos indicados somente para homens. Há 18 itens, entre xampu, condicionador, produto contra caspa e queda de cabelos e gel para depois da barba.
 
 
A cegueira do fumo
Segundo pesquisa publicada no jornal do Colégio Real de Oftalmologistas (Inglaterra), o fumo eleva o risco de surgimento de degeneração macular, condição que pode levar à cegueira. A conclusão foi feita após a revisão de 17 estudos sobre a associação entre a doença e o tabagismo.
 
 
Soja eficaz
Cientistas do Instituto de Ciências Médicas e Nutrição do México acreditam que a soja ajuda a prevenir o acúmulo de triglicérides e colesterol no fígado, uma das complicações da diabete. Eles fizeram um experimento em ratos e observaram que aqueles que se alimentaram com o grão durante cinco meses não sofreram com o problema.
 
 
Alerta contra linfoma
Na quinta-feira 15, as cidades de São Paulo, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas sediarão atividades de uma campanha para prevenção de linfomas (tumor do sistema linfático). O movimento é apoiado pelo piloto Christian Fittipaldi e pelo jogador de vôlei Giba. Mais informações no site www.abrale.org.br.
 
 
Cravos
Há três anos, quando tinha 43 anos, comecei a ter cravos e espinhas. Quando tento removê-las, ficam manchas escuras. O que posso fazer?
Alba Pugliese, São Paulo – SP

Cravos e espinhas nesta idade podem ser conseqüência de alterações hormonais ou do uso de cosméticos inadequados. Ao tentar manipular a acne, você machuca a pele, provocando manchas. A primeira coisa a fazer é procurar um dermatologista e descobrir, a partir de exames clínicos, por que esse problema começou nessa idade. O exame tem de levar em conta seus cuidados com a pele, uso de cremes, irregularidade menstrual, dosagens hormonais, aumento de peso, etc. Depois, deve-se começar o tratamento, com uso de ácidos, clareadores e peeling, entre outras alternativas de terapias.
Solange Teixeira, dermatologista, Clinderm, clínica de SP
 
 
Sudorese
Tenho um filho de 13 anos. Quando ele dorme, sua tanto que molha a roupa do corpo e da cama. Que médico devo procurar e o que posso fazer?
Suely Leal – Bahia

Essa sudorese pode estar relacionada a vários fatores. Os mais freqüentes são hipersudorese familiar (várias pessoas da mesma família apresentam o problema), anemia, doenças infecciosas crônicas – como tuberculose –, diabete, uso de entorpecentes, doenças cardíacas, etc. Procure um pediatra que possa chegar ao diagnóstico do seu filho.
Francisco Lembo Neto, coordenador da Pediatria do Hospital Samaritano (SP)