Novidade contra o câncer de próstata
Médicos do Hospital Universitário da USP e da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) estão testando uma técnica cirúrgica laparoscópica de remoção de tumores de próstata que apresenta menor risco de o paciente ficar impotente (um dos possíveis efeitos da operação). Isso porque são usados instrumentos que causam menos danos aos nervos da região do que os utilizados nesse tipo de cirurgia. A técnica está sendo testada pelo urologista Oscar Fugita. “O método une as vantagens da laparoscopia, como incisões menores e recuperação mais rápida, com uma possibilidade maior de a potência ficar preservada”, explica o médico.

Por baixo da pele
Uma das apostas da indústria da beleza são os cremes esfoliantes. Eles produzem uma descamação da camada superficial da cútis, promovendo uma renovação da pele. Entre os lançamentos, estão o Polishing Peel, da Nu Skin (R$ 120), e o Kit TimeWise Microdermoabrasão, da Mary Kay (R$ 135).

Homeopatia em xeque
Um trabalho publicado na revista científica The Lancet afirma que os benefícios da homeopatia não passam de efeito placebo. O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Berna, na Suíça. Eles chegaram à conclusão depois de compararem resultados obtidos pela especialidade e por outras áreas da medicina. Os homeopatas, é claro, discordam.
 
 
Boa notícia
Dor de cabeça? Que tal uma colherzinha de azeite extravirgem? Pode ser uma boa escolha, segundo pesquisa publicada na revista Nature. De acordo com o estudo, o alimento apresenta um composto analgésico da mais alta eficácia.
 
 
Dermatite
Há três anos tenho dermatite seborréica. Isso tem cura?
Wesley Ribeiro – Brasília

A dermatite seborréica ocorre em 10% dos adultos jovens no mundo. Os principais sintomas são: descamação e irritação no couro cabeludo, face e tórax. O inverno, o stress e alguns medicamentos pioram o problema. Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada. O tratamento depende da gravidade e da localização da dermatite. Há xampus e loções específicas para o problema. Nos casos mais graves, usam-se inclusive medicamentos orais.
Adriana Drummond,
dermatologista, Rio de Janeiro
 
 
Imunidade
Tenho 39 anos. Dias antes de ficar menstruada, minha imunidade cai. Aparece inflamação na gengiva, gripe e voltam a surgir crises de herpes labial. Qual a relação entre a menstruação e a imunidade? E o que fazer para evitar que ela caia?
Maria Clara Pereira,
São Paulo – SP

O período menstrual pode trazer alguns desconfortos e até esta baixa de imunidade porque existe uma queda natural nos hormônios femininos antes da menstruação. Isso tem relação com a idade também, pois com o passar dos anos os hormônios ficam mais irregulares. Mas, felizmente, não é comum em todas as mulheres. Se este processo está sendo repetitivo para você, sugiro que procure um imunologista que poderá avaliar melhor o seu caso, fazer uma vacina para prevenção da herpes e melhorar a sua imunidade.
Luiz Fernando Dale,
ginecologista, Rio de Janeiro