17/09/2003 - 10:00
Religião e ciência
Pesquisadores da Universidade de Jerusalém, em Israel, conseguiram localizar e datar o Túnel de Ezequias. A passagem subterrânea, mencionada na Bíblia, teria sido construída pelo rei Ezequias por volta do ano 700 antes de Cristo. O projeto era levar a água da fonte de Gihon para dentro dos muros de Jerusalém (ilustração), num reservatório a céu aberto batizado de Piscina de Siloé. Só assim seria possível garantir provisão no caso de ataque dos assírios.
![]()
Marombeiros
Um estudo comparativo feito pela Universidade de Brasília com suplementos alimentares usados em academias chegou a uma conclusão interessante. Ao contrário do que prometia, a glutamina não aumenta a massa muscular, mas melhora as condições imunológicas. No estudo feito com 32 homens, descobriu-se que quem tomou o suplemento creatina não teve gripe e ainda ganhou mais que o dobro de massa muscular do que quem usou glutamina.
![]()
Ruídos do Universo
Pela primeira vez, os astrônomos detectaram o som de um buraco negro. Ao analisar imagens de raios-X captadas pela sonda espacial Chandra, os cientistas reconheceram os ruídos de um buraco negro localizado no aglomerado de Perseu, a 250 milhões de anos-luz da Terra (foto). A frequência sonora não é percebida pelo ouvido humano e só foi identificada porque aumentou a temperatura do gás existente ao redor do buraco, alterando o padrão de radiação captada pela sonda.
![]()
Baila comigo
O agito noturno de algumas ilhas da Grécia está afetando a vida das tartarugas. Os animais são atraídos pelas luzes dos bares e discotecas
à beira-mar e desviam seu caminho instintivo. Os filhotes morrem de desidratação na areia, ou são devorados pelos cães. A natureza é sábia. São as luzes da lua e das estrelas, refletidas na espuma das ondas do mar, que mostram a direção das águas aos animais.
![]()
Abaixo a baixa estima
A Fundação Zerbini, controladora do Instituto do Coração, acaba de criar um prêmio para valorizar a ciência nacional. Na comissão julgadora estão estrelas como Attilio Maseri, o cardiologista do papa. Como a medicina está cada vez mais tecnológica, o prêmio de US$ 20 mil para o primeiro colocado e de US$ 10 mil para o segundo não é restrito só a médicos.
![]()
Taxista esperto
Taxistas londrinos são conhecidos pela boa memória para caminhos. Basta dar o endereço que eles, em geral, fazem o melhor trajeto. Os motoristas se submetem a um curso intensivo sobre as ruas, mas tamanha eficiência tem outra explicação. Usando um simulador, cientistas notaram que, quando os taxistas avistavam monumentos, aumentava a atividade de seus neurônios na porção do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória.