Monstro irado
Numa das mais importantes descobertas recentes, paleontólogos brasileiros desenterraram no interior de São Paulo 11 esqueletos de uma espécie desconhecida de crocodilo, que viveu há 90 milhões de anos. Agressivo, o Baurusuchus salgadoensis tinha três metros de comprimento, 400 quilos e costumava se enterrar para enfrentar o clima quente e árido. No focinho, o bicho pré-histórico tinha uma protuberância para proteger os olhos da radiação solar.

O rei está nu
Ele desbancou Speed of sound, novo single da banda Coldplay, e destronou o Oasis do topo da parada britânica. A música Crazy frog, em homenagem ao Sapo Louco (foto), deixou de ser só toque de celular para virar sucesso e rendeu US$ 14 milhões à dona de seus direitos (www.jamster.co.uk). O sapo estrábico de capacete e fanático por motos deu o que falar na Inglaterra. Tudo porque aparece nos anúncios de tevê sempre nu em pêlo.

Mórbida semelhança
Quando o assunto é robótica, os japoneses dão show. Não foi diferente na edição deste ano da Exibição de Protótipos de Robôs, que aconteceu na semana passada em Nagakute, no centro do Japão.

Pé-de-valsa

Uma das novidades foi a dançarina PBDR, da Universidade de Tohoku. Com 1,65 m de altura, ela mexe os ombros, cotovelos, cintura e pescoço e é um par perfeito para bailar.

Doutor
Um verdadeiro médico em domicílio, ele tem uma língua óptica que mede a taxa de açúcar dos alimentos. Usa raios infravermelhos para analisar os ingredientes das comidas e bebidas e checar o perfil médico das pessoas.

PEIXÃO
O peixe Kinshachi nada como outro qualquer, mas foi criado por um motivo nobre: monitorar a segurança das pontes e colher informações sobre o fundo do mar.
     

ANDRÓIDE
O exemplo mais impressionante é Repliee Q1expo, que fez as vezes de guia na feira de robôs. A replicante da Universidade de Osaka mexe a boca, infla o peito como se respirasse, e é coberta por uma substância que imita a pele humana. De fazer cair o queixo.