08/06/2005 - 10:00
Cuidado com a saúde alheia
Muitas mulheres se preocupam mais com a saúde de sua família do que com a sua própria. Foi o que mostrou uma pesquisa da Fundação Britânica para o Coração feita com 1.154 entrevistadas. Mais de 60% disseram que dedicam mais atenção ao bem-estar físico de familiares e amigos e muitas vezes se esquecem de cuidar do seu corpo.
Tomate na pele
A Lancôme lançou o Sensation Totale, creme que contém em sua fórmula o licopeno. Pigmento que dá cor ao tomate, a substância é considerada um bom antioxidante e protege a cútis dos efeitos do envelhecimento. R$ 215 (preço médio).
Lembra daquela música?
Um estudo da Universidade do Kansas (EUA) mostrou que as lembranças associadas a uma canção são intensas. Uma música é capaz de reavivar as mais antigas memórias, relembradas com riqueza de detalhes. Essa descoberta pode ajudar, no futuro, na preparação de tratamentos mais eficazes para quem já está perdendo suas lembranças.
Apoio à autonomia
Para ajudar uma pessoa mais velha a sair da depressão, o ideal é estimular sua autonomia. A conclusão é da tese de mestrado da psicóloga Cláudia Gil, defendida na Universidade de São Paulo. Segundo ela, ao tentar controlar o idoso, pode-se retirar dele a chance de enxergar melhor seus sentimentos e de procurar soluções para a sua doença.
Cóccix
Gostaria de saber que especialista procurar para realizar a cirurgia de cóccix. Há 12 anos sofri um acidente. Fiz vários tratamentos com antiinflamatórios, fisioterapia e repouso. Mas a dor continua. Há dias que mal consigo andar. Uso almofada apropriada. Creio que só me resta cirurgia.
C.S – por e-mail
A dor pós-traumática do cóccix pode ser, algumas vezes, persistente e de difícil controle, como você descreve. A ressecção cirúrgica do cóccix deve ser evitada em função da incerteza de se obter resultado satisfatório. Entretanto, ela poderá ser realizada se estiver em concordância com o seu médico, que deverá ser um ortopedista com experiência nesta área.
Luiz Cláudio Schettino, ortopedista, Grupo de Coluna da Clínica São Vicente (RJ)
Olho
Há meses meu olho esquerdo anda muito vermelho. Fui a três oftalmologistas e fiz uso de vários colírios. Agora meu olho direito tende a ficar como o esquerdo. O que fazer?
Adriano Bolete – Brasília
O caso sugere uma conjuntivite crônica em ambos os olhos. O diagnóstico específico pode variar, desde inflamação palpebral até síndrome do olho seco. O tratamento adequado vai depender da causa dos sintomas. Portanto, apenas um oftalmologista que faça um exame bem detalhado – avaliando a córnea, o filme lacrimal, as pálpebras e a oclusão palpebral – poderá conduzir o tratamento.
Newton Kara José Junior, oftalmologista, Hospital Sírio-Libanês (SP)