Ioga na gestação

A prática da filosofia indiana pode reduzir o risco de partos prematuros. Essa é a conclusão de um trabalho realizado pela Fundação de Pesquisa Vivekananda, da Índia. As razões para esse benefício ainda não foram esclarecidas, mas os cientistas acreditam que ele esteja relacionado ao relaxamento promovido pelos exercícios.

Droga para ejaculação precoce

Uma pesquisa revelou que a droga dapoxetine, da Johnson & Johnson, retarda a ejaculação. A substância ainda está em teste, mas é uma esperança para o enorme contingente de homens que ejaculam antes da hora. Segundo levantamento da Clínica Social de Sexualidade Delphos, no Rio de Janeiro, por exemplo, 90% dos que procuram ajuda por lá padecem do problema.

Não pense. Apenas faça.
Essa é a melhor estratégia para não desistir da rotina de exercícios, segundo um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. No trabalho, os voluntários que falavam muito sobre as atividades que planejavam fazer foram os que menos levaram a malhação a sério.
 
 
Ansiedade
Ansiedade engorda?
Elizabeth de Sousa, Luciara (MT)

O aumento de peso pode ser uma conseqüência da ansiedade na medida em que a pessoa ansiosa passa a ingerir uma quantidade maior de alimentos. Por isso, em geral o processo de emagrecimento deve incluir alimentação equilibrada, atividade física e relaxamento. É claro que isso depende de cada caso. Para uma pessoa muito ansiosa, por exemplo, apenas a dieta não vai adiantar, já que ela tem dificuldade para sair do ciclo ansiedade-aumento de peso. Neste caso, são indicados alimentos que servem de calmantes naturais, como chá de camomila, hortelã e maracujá.
Monica Bieler, nutricionista, Espaço Stella Torreão (RJ)
 
 
Herpes
Estou interessada em um rapaz que tem herpes labial. Quais os riscos de contaminação ao me relacionar com ele e como prevenir?
Jaqueline Lino, por e-mail

O herpes simples, que engloba o herpes labial e genital, é uma doença muito comum que afeta cerca de 85% da população adulta. Não seria motivo para impedir nenhum tipo de relação afetiva. A prevenção da doença envolve o cuidado de evitar contato direto com as lesões do herpes durante as crises, modo pelo qual a enorme maioria dos pacientes se contamina. Existe, segundo alguns estudos, o risco de transmissão fora das crises, mas é pequeno.
Omar Lupi, dermatologista, Universidade Federal do Rio de Janeiro