01/06/2005 - 10:00
O viagra da viúva
Diversos homens picados pela aranha viúva-negra, aquela famosa por matar o parceiro após a cópula, tiveram um efeito colateral surpreendente: uma ereção involuntária que durava até três dias. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de la Frontera, no Chile, acharam estranho. Ao estudar o veneno, identificaram uma substância de efeito vasodilatador. Além de combater a disfunção erétil, o veneno também tem função de antibiótico.
Além da imaginação
Depois de 27 anos de viagem, a nave Voyager 1 (à esq.) chegou ao limite do conhecido, a 14 bilhões de quilômetros do Sol. A sonda cruzou a fronteira do sistema solar depois de enfrentar uma área de turbulência onde as partículas carregadas de energia, conhecidas como vento solar, desaceleram ao se chocar com o gás do espaço interestelar. As naves Voyager 1 e 2 chegaram onde só a imaginação alcançou. Levam a bordo sons de ondas do mar, vento, trovões e animais, além de músicas e cumprimentos e saudações em 55 idiomas.
Sexo na China
Se não puder com o inimigo, una-se a ele. Essa parece ser a nova estratégia da China, que criou cibercafés especializados em educação sexual de jovens, onde se oferece acesso à internet, camisinhas, livros e informações. Quem aprovou foi a comunidade gay, que já usa a tecnologia para aproximar pessoas e formar comunidades. Detalhe: faz só quatro anos que a China tirou o homossexualismo da lista de doenças psiquiátricas.
Casa inteligente
Na casa do futuro será possível ligar e desligar eletrodomésticos e saber o que há na geladeira sem abri-la. Tudo a distância. Se acabou a cerveja, o celular avisa. Para descongelar a lasanha, é só apertar uma tecla no telefone. Uma amostra disso está na Casa Cor 2005 – tradicional vitrine de tendências em design, decoração e tecnologia que vai até 10 de julho, em São Paulo.
Perto do fim
Os especialistas dizem que é questão de tempo até que o PC e o celular desapareçam. Eis dois exemplos da chamada convergência de tecnologias. O primeiro é o barbeador da holandesa Philips (à esq.), acoplado a um celular que projeta no espelho do banheiro a cotação das Bolsas, o noticiário ou qualquer outra coisa que se queira. O outro exemplo é o celular inteligente da finlandesa Nokia, que é ao mesmo tempo tevê, câmera de foto e de vídeo, computador, gravador de voz e tocador de mp3, tudo com acesso à internet.
Mistério
Alissa nasceu no sábado 21, mas seu irmão gêmeo, João Marcelo, já completou seis anos. Parece disparate, mas é a ciência a serviço da vida. Há sete anos, os pais de Alissa e João Marcelo entregaram a uma clínica de fertilização seus óvulos e espermatozóides. Em 2004, o casal decidiu ter mais um filho usando os embriões congelados. E assim nasceram os gêmeos não-idênticos.