Esperança contra trombose…
O paciente Ramão Martins foi o primeiro brasileiro a ser submetido a um implante de célula-tronco com o objetivo de evitar uma amputação. Ele sofre de trombose e corria o risco de ter de amputar a parte inferior da perna esquerda. Há duas semanas, uma equipe do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto (SP) extraiu células-tronco da medula óssea do paciente e depois as reinjetou na panturrilha. Martins está bem. O instituto faz parte da rede montada pelo Ministério da Saúde para a realização de estudos com célula-tronco.

… e na fábrica de clones
Cientistas sul-coreanos criaram pela primeira vez clones de embriões humanos capazes de produzir células-tronco compatíveis com o DNA de 11 pacientes entre dois e 56 anos. Até então, só era possível retirar essas células de embriões gerados em clínicas de fertilização. A clonagem terapêutica para produção de células-tronco é a principal esperança de tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabete.

Tradição repaginada
Duas marcas conhecidas do brasileiro repaginaram o visual e acrescentaram compostos às suas fórmulas:
• A primeira é a Maizena, que colocou no mercado uma versão do amido de milho enriquecido com um conjunto de nutrientes importantes para o desenvolvimento infantil (vitaminas e minerais) batizado de CresciNutre. A mesma combinação está presente nos produtos das linhas Cremogema e Arrozina.

• A outra marca é a do sabonete Phebo. O artigo voltou a ter o perfume original e ganhou uma base 100% vegetal. Segundo o fabricante, isso garante uma pele mais macia. Além disso, a família agora inclui sabonetes líquidos e desodorantes.
 
 
Decoração acessível
Portadores de deficiências físicas poderão circular sem problemas pela Casa Cor de São Paulo, evento de decoração que começa na quarta-feira 25. Arquitetos e decoradores foram orientados a eliminar barreiras que dificultem a locomoção. Haverá ainda um mapa em braile para localização dos ambientes da mostra.
 
 
Lipoaspiração
A lipoaspiração altera o metabolismo, fazendo com que se ganhe peso após a cirurgia?
Ludmilla Martins, São Luiz (MA)

Isso não é verdade. A lipoaspiração não faz engordar. Pelo contrário, ela reduz o número de células gordurosas localizadas. Quem faz esse tipo de cirurgia tem de passar por uma reeducação alimentar para não ganhar peso novamente, mas isso não é exclusivo para quem fez lipoaspiração. Qualquer pessoa que se alimentar de forma errada pode engordar.
Osvaldo Saldanha, cirurgião plástico, secretário-geral da Sociedade Brasileira
de Cirurgia Plástica
 
 
Varicocele
Tenho varicocele e gostaria de saber se é necessário cirurgia. Tenho sentido uma pequena ardência próximo às veias.
C. L. , por e-mail

A varicocele (dilatação das veias de uma das estruturas do testículo) é uma condição que atinge cerca de 30% dos homens. A correção cirúrgica geralmente é desnecessária. No entanto, há exceções, como por exemplo nos casos em que provoca infertilidade ou quando causa dores ao fazer esforço físico (esta, porém, é uma conseqüência bastante incomum). Observe um pouco mais e se persistir o desconforto recomendo procurar o seu urologista.
Anuar Mitre, urologista, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo