Santa loção!
Uma pesquisa das universidades Nottingham e Leeds, da Inglaterra, mostrou que loções à
base de uma substância antimicrobiana são tão eficazes contra a acne quanto os antibióticos. É uma notícia e tanto. Afinal, sempre se soube da eficácia dos remédios contra o problema, mas teme-se que a prescrição abusiva leve ao surgimento de bactérias mais resistentes. Por isso, é bom saber que uma loção também ajuda – e muito.

Malhação contra o Parkinson
Mais um benefício da prática de uma atividade física. Um trabalho da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que homens que se exercitavam regularmente na idade adulta apresentaram a metade do risco de desenvolver o mal de Parkinson, doença caracterizada por perda da coordenação motora e por tremores, em comparação aos sedentários.

Cuidado adicional
Está disponível um novo aparelho que ajuda os pais a saber se está tudo bem com seus bebês, enquanto a criança está no berço. O Babysense, segundo o fabricante, sinaliza se há imobilidade súbita do pequeno, se ele engasgou, regurgitou e até se está com febre. O preço sugerido é de R$ 590.

Açúcar permitido
Cientistas do mundo todo estudam o betaglucano – um tipo de açúcar –, que pode diminuir a quantidade de glicose no sangue (o excesso dessa substância é uma das características da diabete). No Brasil, pesquisadores do Instituto de Botânica de São Paulo e da Universidade Federal de Lavras encontraram o composto no capim-favorito, abundante no País.

Visão esperança
Um time de cientistas do Instituto de Pesquisas Oftalmológicas Schepens,
de Boston (EUA), anunciou ter conseguido regenerar o nervo óptico lesado de camundongos. A experiência abre uma promissora porta para a criação de tratamentos contra doenças que atingem o nervo, responsável por levar as mensagens do cérebro para os olhos.

 

Alimentação

Podem me indicar uma alimentação diária para obter uma massa muscular que não seja muito exagerada? Além disso, gostaria de saber se é necessária a prática de exercícios pesados.
A. M., de Santa Catarina

Em primeiro lugar, é preciso saber que alimentação ideal é aquela na qual são combinados, de forma adequada às suas necessidades diárias e à atividade física, carboidratos (arroz, pães, massas, batata, por exemplo), proteínas (carne bovina, frango, peixe, queijos, ovos, embutidos) e fontes de fibras, vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes). Com a adoção de uma alimentação balanceada, a eliminação de gordura durante o treino e o aumento de massa magra são otimizados. Isso significa que esses objetivos são atingidos muito mais facilmente. Por isso, se essa for realmente sua meta, evite consumir alimentos gordurosos ou doces antes de fazer exercícios e alimente-se de 15 a 45 minutos após a atividade. É importante lembrar que a realização de atividade física em jejum não beneficia o aumento de massa muscular e se manter hidratado melhora o rendimento e a performance. Os exercícios indicados são aqueles que visam à hipertrofia, como a musculação. Um profissional de educação física deve ser consultado para a orientação de cargas e repetições. Já uma dieta personalizada pode ser recomendada por um nutricionista de acordo com a sua composição corporal, objetivos, hábitos alimentares e atividade física.
Fúlvia G. Hazarabedian – nutricionista da Bio Ritmo Academia (SP)