20/08/2003 - 10:00
Sem fronteiras
Não há limites para o amor. Que o diga o astronauta russo Yuri Malenchenko, 41 anos, que se casou no domingo 10 com a americana de origem russa Ekaterina Dmitriev, 26 anos. Ele a bordo da Estação Espacial Internacional, a 380 quilômetros de distância, ela no Texas, EUA. A cerimônia foi realizada por videofone. À noiva restou o consolo de abraçar a foto do marido, em tamanho natural. Contrária ao evento, a agência espacial russa obrigou os cosmonautas a assinar um termo em que se comprometem a não casar em serviço.
Superóculos
A Minolta mostrou no Japão sua mais nova engenhoca. É um equipamento holográfico que, acoplado aos óculos, consegue transmitir em suas lentes imagens coloridas que reproduzem programas de tevê e filmes em DVD. A traquitana, de apenas 25 gramas, ainda é apenas um protótipo e não tem previsão de chegar às lojas.
Dino na Índia
Uma equipe de paleontologistas da National Geographic descobriu durante uma escavação ao longo do rio Narmada, na Índia, os ossos fossilizados de uma nova espécie de dinossauro que vivia na região há 65 milhões de anos. De acordo com os pesquisadores, a nova espécie seria carnívora, teria nove metros e traria um penacho na cabeça.
Tudo derretido
O aquecimento global pode ser a causa de um grave desastre
ambiental. Um estudo norueguês mostra que o Ártico pode descongelar em 100 anos se as emissões de gás carbônico continuarem aumentando. O degelo, porém, teria seu lado positivo, já que abriria uma nova
rota marítima no norte da Rússia, encurtando em até dez dias a
viagem entre a Europa e a Ásia.
Homem ou rato?
A equipe de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano fez uma comparação entre o DNA do ser humano e o de 12 animais, entre eles o chimpanzé, o cachorro, a vaca, o porco e algumas espécies de peixes. A conclusão é surpreendente: os seres humanos estão mais próximos dos ratos do que dos gatos. “O estudo dá várias provas de que estamos mais perto dos roedores do que dos carnívoros”, diz o pesquisador Eric Green.
Pesadelo
Um vírus que contamina os computadores sem que o internauta sequer perceba virou uma pedra no sapato do bilionário Bill Gates (foto). Em dois dias, o Blaster infectou quase 200 mil máquinas no mundo, deixando os computadores lentos como tartaruga. O arquivo chega pela internet e se instala a partir de uma falha do sistema Windows, da Microsoft. O internauta não precisa sequer abrir o e-mail infectado para se contaminar. Os mais suscetíveis a ataques são os usuários de banda larga, que ficam o tempo todo conectados.
Acesso fácil
O Brasil ganhou seu primeiro provedor móvel de internet. O site www.websemfio.com.br funciona através de satélite e permite acessar a rede no carro, no restaurante, no ônibus ou na casa de campo. Basta ter um computador equipado com uma pequena antena. Dona do serviço, a empresa Disk Sim vai oferecer o sistema às escolas públicas ao preço de R$ 30. A principal vantagem do acesso sem fio é que ninguém precisa pagar os pulsos pelo uso da linha telefônica. Ah, se a moda pega…