16/07/2003 - 10:00
![]()
Canibalismo
As linhas sutis de gás e poeira cósmica captadas pelo telescópio Hubble escondem uma realidade brutal. A imagem mostra a chuva de ruínas resultante da explosão da supernova LMC N49, encravada na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia vizinha à nossa Via Láctea. São cataclismos como esse que dão origem a novas estrelas. Foi assim, após uma explosão estelar ocorrida há bilhões de anos, que se formaram o Sol e os planetas, entre eles a Terra.
![]()
Trair e coçar
Os homens brasileiros são os mais ciumentos do mundo. Psicólogos britânicos da Universidade de Sunderland sugerem que o ciúme não depende só de fatores culturais, mas estaria relacionado à evolução da espécie. O motivo: em países com alta taxa de natalidade, como o Brasil, o homem se sente ameaçado por não ter certeza de ser o pai das crianças. A consequência natural é o ciúme. No Japão, onde a taxa de fertilidade é baixa, a ciumeira é igualmente pouca.
![]()
Tabelinha infiel
Cientistas canadenses parecem ter descoberto por que algumas mulheres engravidam apesar de usar a popular tabelinha como método contraceptivo. Ao monitorar 63 mulheres, eles notaram que 50 produziram um único óvulo. As outras 13 ovularam mais de uma vez, sem nenhuma alteração hormonal, o que sugere que são falhos os exames de sangue para medir o período fértil.
![]()
Não-me-toques
Esqueça a imagem de computadores como máquinas frias e calculistas. Engenheiros da universidade americana de Buffalo criaram uma
tecnologia para transmitir sensação de toque pela internet. O sistema
foi batizado de háptico, numa referência à palavra grega haptikos, que significa sensível ao tato. Seu segredo está em consultar um banco
de dados de realidade virtual. Quando uma pessoa segura um objeto,
a outra pode ter a mesma sensação, desde que os computadores de ambas estejam interligados.
![]()
Floresta plugada
Nascidos em São Paulo há dois anos, os telecentros se espalham pelo Norte brasileiro. As centrais com software livre Linux e acesso à internet integram o projeto Rede Floresta de Inclusão Digital, ou Topawa Ka’a, no dialeto parakaña. O pioneiro foi Altamira, no Pará. Até o final do ano, o grupo quer expandir os cursos e oficinas de informática para os 761 municípios da região amazônica.
![]()
Resgate
Uma pequena coruja descoberta no ano passado comprova a tese de que muitas espécies somem do planeta antes de seu potencial ser avaliado pela ciência (foto). O caburé-de-pernambuco habita as florestas da Mata Atlântica, em Pernambuco, numa área ameaçada pela caça e pelo desmatamento. Na terça-feira 8, ecologistas solicitaram ao governo a inclusão da coruja entre os animais em risco de extinção.