A culpa é da testosterona!

Sua mulher não sabe estacionar? Não brigue com ela. Provavelmente, essa inabilidade se deve ao fato de que ela teve pouco contato com a testosterona (o hormônio que dá as características masculinas) quando ainda estava no útero da mãe. Pelo menos essa é a explicação encontrada por pesquisadores alemães para a alardeada dificuldade para estacionar apresentada pelas mulheres – obviamente contestada por elas. 

Um chazinho ajuda

Uma boa xícara de chá de camomila auxilia na diminuição de dores musculares e inflamações. A conclusão é de um estudo realizado na Inglaterra. Voluntários que tomaram cinco xícaras da bebida por dia, durante duas semanas, apresentaram a presença, no corpo, de substâncias relaxantes e antiinflamatórias.

Terapia do banho

Está mais do que certo que a hora do banho é um dos poucos momentos de que as pessoas dispõem para relaxar e cuidar mais de si mesmas. Por isso, as empresas de cosméticos capricham cada vez mais nos sabonetes. A Colgate-Palmolive, por exemplo, lançou o Protex Suncare, que promete proteger a pele do ressecamento do sol. E a Natura aumentou sua linha de sabonetes líquidos com deliciosos ingredientes naturais (cupuaçu, andiroba, pitanga e maracujá).

Folia sem risco

Para não acabar o Carnaval em um ortopedista, procure tomar alguns cuidados, principalmente se você não está acostumado a se exercitar. “Mantenha uma boa postura e respeite a limitação de seu corpo. E não esqueça de alongar antes, durante e depois da folia”, orienta Alexandre Cardoso, coordenador de Esportes da academia carioca Ipanema Sport Site Club.

Nada a ver com a personalidade

Um estudo sueco mostrou que não há associação entre o tipo de personalidade e o câncer. Os cientistas acompanharam 30 mil irmãos gêmeos durante 32 anos e concluíram que tanto os extrovertidos quanto os introvertidos apresentaram a mesma chance de sofrer da doença.

Joelho

Sofri uma lesão no tornozelo quando jogava bola. Fiz um tratamento, fiquei com o pé engessado e não melhorou. O que é necessário fazer?
A. S., Paraná

Durante a prática de alguns esportes com bola, os traumas levam frequentemente a lesões associadas (ligamentos, lesões ósseas) que nem sempre são diagnosticadas completamente. Para fazer um diagnóstico preciso, é necessário realizar um bom exame físico, associado a uma radiografia e, ainda para maior esclarecimento, uma ressonância magnética. Feito o diagnóstico correto, pode-se instituir um tratamento adequado.
Camilo Helito Neto, ortopedista, Hospital 9 de Julho, SP

Garganta

Há algum tempo têm aparecido na minha garganta pequenos grãos amarelados de odor desagradável. Há tratamento?
Marilene Santos, Inhapim (MG)

Esses grãos são os chamados caseos. Eles são produtos de descamações celulares e restos alimentares que se juntam nas cavidades naturais que temos nas amígdalas quando elas são muito grandes. Por serem material descamativo que se infecta de germes presentes na boca, eles apresentam mau cheiro. Normalmente, remédios não conseguem eliminá-los, a não ser soluções orais de gargarejo. Quando incomodam muito, uma cirurgia de extração das amígdalas pode ser necessária. O especialista a ser consultado é o otorrinolaringologista.
Ricardo Ferreira Bento
Professor de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo