19/01/2005 - 10:00
Celular restrito a adultos?
Causou polêmica a divulgação de um relatório produzido pelo instituto britânico de proteção radiológica. A entidade chamou a atenção na semana passada para os riscos do uso do celular por crianças. Embora não existam provas de que os aparelhos sejam prejudiciais à saúde, a entidade adverte que se houver perigo – como o aparecimento de tumores devido à radiação – os pequeninos já estão
muito expostos. Uma em cada sete crianças (até dez anos) do Reino Unido tem um telefone móvel. Em 2004, uma pesquisa inglesa contestou os possíveis danos. Mas o órgão insiste no conselho: a garotada só deve recorrer ao celular em casos emergenciais.
Efeito protetor
Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, demonstraram em laboratório que o ácido oléico, substância presente no azeite de oliva, conseguiu reduzir a ação de um gene associado ao câncer de mama (o Her-2). O ingrediente também estimulou a ação de um medicamento utilizado contra a doença. O resultado deve ser comprovado por mais estudos.
Sentimentos negativos são um perigo
Estudo da Universidade de Tel Aviv (Israel) indica que sentimentos negativos – a ira, por exemplo – podem deflagrar em pacientes de risco um derrame cerebral (o do tipo isquêmico, provocado por deficiência no suprimento de sangue). Foram examinadas 200 pessoas com o diagnóstico. Cerca de 30% delas experimentaram sensações extremas, como medo, irritação e nervosismo duas horas antes de ocorrer o problema. De acordo com o trabalho, nessas condições a ameaça de se ter o derrame é 14 vezes maior para quem tem fatores de risco.
Musculação para o vovô
A Universidade Federal de São Paulo recruta voluntários entre 65 e 75 anos para avaliar os benefícios da musculação na terceira idade. O objetivo é ver se os exercícios melhoram a circulação sanguínea, a oxigenação cerebral e a memória. Informações: (11) 5572-0177.
Fígado
Tomei suco de babosa para dores no fígado. Mas ouvi dizer que a planta causa necrose no órgão. É verdade?
José Luiz Favetti – por e-mail
Não há evidências de que a babosa possa fazer bem ao fígado. Ao contrário
do que se imagina, vários fitoterápicos (remédios feitos à base de plantas) podem ser tóxicos e devem ser usados sob orientação de profissionais. Em relação ao sintoma relatado, as dores no fígado, é importante dizer que o órgão não dói.
Se a queixa principal é esta, recomendo procurar um médico para ser feito um diagnóstico preciso.
Isaac Altikes, hepatologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo
Trauma
Machuquei a parte interna do tornozelo jogando bola. Fiz tratamento e não melhorou. Meu pé continua meio inchado e dolorido. O que fazer?
A.T. – Maringá (PR)
Durante a prática de alguns esportes com bola, os traumas levam frequentemente a lesões associadas (como danos aos ligamentos e lesões ósseas) que nem sempre são diagnosticadas completamente. É pouco provável que o problema seja isolado. Isso acontece em menos de 15% das vezes. Para fazer um diagnóstico correto, é necessário realizar um bom exame físico, fazer uma radiografia e, ainda, uma ressonância magnética. Feito o diagnóstico, é possível instituir um tratamento mais adequado para o paciente.
Camilo Helito Neto, ortopedista do Hospital 9 de Julho (SP) e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia