19/01/2005 - 10:00
Duelo de titãs
Um espetáculo da natureza está prestes a acontecer na Antártida. Um enorme iceberg, o B-15 A, está indo de encontro a uma outra placa de gelo. O Drygalski, como é chamada, forma uma espécie de língua presa à geleira. O choque deverá ocorrer nos próximos dias e, segundo os cientistas, será algo jamais visto. Não dá para prever se o Drygalski quebrará, mas as chances são grandes. O B-15 A é uma massa de gelo de 160 km de extensão que se desprendeu do bloco glacial Ross há quatro anos (foto).
Jogo da caridade
Um jovem inglês decidiu ajudar as vítimas do tsunami de uma maneira bastante criativa. Wesley Yin-Poole organizou um campeonato de Halo 2, um dos games mais disputados por jovens de todo o mundo, numa sala de cinema em Londres. Apesar da violência e da quantidade de sangue mostradas na tela, o jogo atraiu centenas de jovens que desembolsavam cerca de R$ 15 para jogar ou a metade do valor apenas para assistir às partidas.
Polivalente
Não bastasse falar, tirar fotos, enviar e-mail, os aparelhos celulares começam a surgir como futuros substitutos dos cartões de crédito. A tecnologia para isso já existe. O chip usado nos novos celulares tem a mesma função da faixa magnética dos cartões de crédito, que é a de armazenar informações do usuário. No Japão e na Coréia esses aparelhos, que podem ser lidos em leitores de cartões de crédito ou de débito automático, já estão em teste. O principal obstáculo a ser vencido pelos fabricantes é criar mecanismos para evitar fraudes. Uma opção seria o usuário digitar uma senha especial na hora das compras.
Fé que cura
Uma pesquisa vai tentar explicar cientificamente o papel da fé no alívio de dores físicas. Cientistas da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, vão “torturar” voluntários em laboratórios para saber até que ponto as crenças religiosas interferem no funcionamento cerebral diante de um sofrimento. O estudo, que levará dois anos para ser concluído, contará com a participação de neurologistas, farmacologistas, filósofos e teólogos. Uma das experiências será colocar gel à base de pimenta no corpo das pessoas e avaliar como elas tentam minimizar a dor. Enquanto isso, elas serão expostas a imagens religiosas e observadas através de exames de ressonância magnética.
Tamanho família
Um grupo internacional de astrônomos anunciou a descoberta de três estrelas supergigantes – aquelas com coloração vermelha, brilhantes e frias – que estão na fase final da vida. Elas têm diâmetros maiores do que 1,6 bilhão de quilômetros, cerca de mil vezes mais do que a largura do Sol. Os astros, que estão entre 9,8 mil anos-luz e 5,2 mil anos-luz da Terra, vêm sendo considerados as maiores estrelas já observadas.